15 março 2004

As eleições em Espanha

Dois dias bastaram para mudar aquele que parecia ser o rumo previsível destas eleições espnholas.
Depois de dois mandatos à frente do governo, parecia que ao PP de Aznar sucederia o PP de Rajoy.
E tal não seria mais do que o justo. Durante dois mandatos, a Espanha cresceu enormemente do ponto de vista económico e do ponto de vista de visibilidade internacional no seio da UE e da OTAN. Os espanhóis vivem melhor do que há oito anos apesar da recessão internacional; a ETA foi combatida não cedendo o governo a nenhum dos seus reptos.
No entanto, de um momento para o outro tudo mudou. A um atentado terrível e trágico seguiu-se uma série de ditos e contraditos sobre a autoria do mesmo, se a ETA, se a Al-Kaeda. O PP não se soube defender dos ataques da esquerda e procurar justificar a entrada da Espanha no Iraque e apontar o dedo a quem realmente cometeu aquele crime bárbaro, a Al-Kaeda. Desde os atentados do 11 de Setembro que a esquerda se preocupa mais em condenar od diferentes governos pela sua entrada no Afeganistão ou no Iraque do que apontar soluções para o combate a esta organização que não olha a meios para aterrorizar o Ocidente.
Escrevo com a consciência de quem sempre foi contra qualquer invasão do Iraque, mas também com a firme convicção de que o governo de Aznar não teve quaisquer culpas no atentado do passado dia 11 de Março; quem quer fazer terrorismo não procura justificações para os seus actos, não se preocupa com as vidas humanas que ceifa nem com as famílias que destroça. Apenas se preocupa com lançar o terror.
Infelizmente os espanhóis vieram dar razão à Al-Kaeda, em vez de se unirem contra esse flagelo.
Em vésperas do Rock in Rio e do Euro 2004, há que perguntar à nossa esquerda se o seu objectivo é estar contra o governo ou contra os terroristas: se escolherem estar contra o governo, que assumam as consequências do que aconteça; se contra os possíveis terroristas, que estudem e proponham medidas que visem evitar o que se passou em Madrid.

Viva Portugal!

Alcoutim