19 março 2005

Em resposta ao idealista

Caro Idealista (Bizita, tu que sabes fazer links, quando puderes faz-me um aqui, sff).

Falares de uma Direita é tão difícil quanto falares de uma Esquerda, porque há muitas variantes dentro da Direita. No fundo é como falares de bacalhau: alguém te há-de perguntar de que prato falarás.
Mas, tal como todos os pratos de bacalhau têm em comum o ingrediente mais importante, também há alguns valores comuns a toda a Direita:
- Falas que a Direita é económicamente liberal e socialmente conservadora, o que te parece uma contradição. Quanto a mim, que me considero 100% de Direita, até fico mal disposto quando me dizem que sou económicamente liberal e quanto ao socialmente, digamos que sou realista.
Sou Democrata-Cristão, pelo que acredito na regulação da Economia pelo Estado, mas isso na medida em que a Economia não se auto-regule bem. O Estado deve intervir quando possa assegurar algo melhor do que a Economia de mercado o assegura: assim na Justiça, Educação, Saúde, Defesa do Estado e dos Cidadãos, etc. Na senda da Democracia-Cristã, também acredito que todos têm direitos e obrigações comuns, e por isso não acredito que uns possam prevalecer sobre os outros por estarem em posição de vantagem: assim, por exemplo no aborto- os pais cometem "um deslize" e por isso consideram bem eliminar uma vida humana???
Se consideras isto conservador, eu considero humanista e realista.
Por outro lado, olho para Portugal como uma Nação e não meramente como um Estado. Uma nação com uma História, valores, tradições, cultura e língua comuns. Por isso mesmo sou nacionalista. Como Nação e como Estado, Portugal tem encontrado nos últimos 30 anos um caminho comum com a Europa, na promoção de direitos sociais, políticos e culturais, por isso, sendo nacionalista, também não me faz confusão fazermos parte da UE.
Falas também da História e da maneira como a Direita olha para a História.
Vejamos a maneira como a Esquerda olha para a História do século passado: vêm a República como um mar de direitos e liberdades que acabou subitamente por causa dos "maus" que fizeram o Estado Novo e todo o povo andou oprimido durante 40 anos.
Com esta simplicidade, tornam-se um bocado simples de espírito, não achas?
A República foi o período mais negro da História de Portugal desde 1640. A perseguição religiosa foi fortíssima; havia sublevações e sedições militares diárias em Lisboa, Porto e outras cidades; Portugal entrou numa guerra que lhe não dizia respeito e na qual a sua "fiel aliada" lhe pedia que não entrasse, etc. Quando chegou alguém que pôs ordem na bagunça, a maioria das pessoas agradeceu poder ter a paz para sair à rua sem ter medo de ser apanhado no meio de uma sublevação militar. Também agradeceram ter um Estado que apostasse na política ultramarina, que não entrasse nas guerras alheias; que promovesse uma classe média forte e que ajudasse o que era nacional.
Houve erros? Claro que houve! Qualquer pessoa de direita o dirá. Mas também houve qualidades que não podem ser esquecidas. Isto é ser isento perante a História.
Também dizes que a Direita não conhece os problemas sociais, mas cheira-me que tu não conheces a Direita. Talvez penses que as pessoas de Direita são os ricos, mas enganas-te; as pessoas da Direita são aquelas que defendem Portugal, seja qual for a sua condição social e, talvez por isso, podes ver que grande parte do eleitorado do PP aparece nas freguesias mais humildes. Também podes ver o PP a defender políticas sociais e familiares importantes e a lutar por elas durante anos.
E quanto ao mais... Tenho muita pena mas não tenho mais tempo para escrever. Ah, mas não podia deixar de te perguntar se em tua casa se separa o lixo, se não andas de carro todos os dias ou se fazes algo que seja para protegeres o Ambiente? É que eu, que sou de Direita, todos os dias tomo cautelas e abdico de muitas coisas em favor do Ambiente... São pessoas como eu que desprezam o Ambiente? Já te estou a imaginar de rabinho no carro todos os dias a ires para a faculdade/emprego...