07 março 2005

Respondendo ao Carlos Andrade

Meu caro amigo Carlos, vou seguir a sequência lógica do teu texto, e (tentar) rebater os teus argumentos:

1. Eu também percebo a razão do envio da fotografia, mas, ao contrário de ti, concordo com a ideia. Como dei a entender no meu post, acho que a política do cinzentismo e do politicamente correcto acabou. Devemos ser ousados e irreverentes. Este gesto da devolução da fotografia do Professor, para além de ser uma claríssima mensagem de repúdio ao seu percurso político mais recente, mais não é do que uma provocação singela. Deve ser entendida, exactamente, nestes termos e, por isso mesmo, não deverá ofender ninguém, muito menos o próprio Professor! Aliás, segundo creio, o próprio dever-se-ia sentir violentado na sua dignidade 'canhota' cada vez que imaginava o seu retrato pendurado no Largo do Caldas!

2. Eu não nego que o Professor Freitas do Amaral seja uma figura da história do CDS, e que, como tal, mereça o nosso respeito. Ele foi o fundador e , por isso mesmo, tem o seu lugar na história do CDS. Ninguém está a pôr isso em causa! Apenas se pretende dizer que, nos dias que correm, a fotografia do senhor ficará bem melhor noutras galerias do que na do CDS! Não é revisionisto. É pragmatismo! Não faz sentido contrariar a vontade de ambas as partes e manter no Caldas uma fotografia de quem já lá não se sente bem e com quem nós também já não estamos confortáveis!

3. Perguntas tu o que faz, no Caldas, a fotografia de Manuel Monteiro e eu concordo a 100% contigo! Digo mais, por mim aproveitava-se a ida aos correios e despachava-se também já essa!

4. Quanto à questão de ficarmos reduzidos à fotografia do Professor Adriano Moreira, a mim não me faz nenhuma confusão! Infelizmente 3 dos 4 ex-presidentes do nosso partido abandonaram-no porque deixaram de se sentir bem no CDS. Não podemos rever ou retocar a história. As coisas são o que são: Freitas foi embora; Lucas Pires foi embora; Monteiro foi embora! Não fomos nós que lhes virámos as costas. Foram eles a nós! Fazer de cada um deles vítima de um pretenso revisionismo é ser verdadeiramente 'revisionista'!

5. Quanto ao facto de dizeres que esta atitude vai merecer críticas, é óbvio que vai! Não apenas é fácil criticar o CDS, como este é o tipo de atitude que dá belíssimos discursos à esquerda! Mas até hoje nós nunca recuámos com medo de ataques. Nem quando cercados no Palácio de Cristal (onde o Professor Freitas já não se deve lembrar de ter estado!). Não seria agora, pois, a primeira vez!

6. Quando dizes que existiriam formas "mais discretas de resolver o assunto", juro que não te entendo. Afinal o teu problema é de fundo, com a atitude de retirar o Professor Freitas da galeria dos Presidentes, ou apenas de forma? Se é de forma, então os argumentos que usas caem pela base... se é de fundo, o facto de ser feita de forma mais discreta em nada modificaria a essência do gesto!


Posto isto, como se percebe, eu faço parte do grupo dos que acham que Mota Soares esteve muito bem! Quebrou com o tabu do políticamente correcto e teve uma atitude genuína e engraçada que deve ser entendida de forma 'cool', sem grandes ondas...