04 maio 2005

Ribeiro e Castro

Não sei se já disse aqui no blog, mas fiquei muito satisfeito com o congresso. Qualquer dos principais candidatos à liderança do PP eram boas opções, pelo que o PP mostrou que é um Partido com boas opções para dar ao país.
Essas opções também se vão manifestar agora nas eleições autárquicas que se avizinham. Os restantes partidos já começaram a apresentar alguns dos seus candidatos e o PP ainda não apresentou ninguém.
Avançamos em coligação com o PSD em certas câmaras, ou proibe-se as coligações?
Chocou-me o facto do PSD avançar com Carmona Rodrigues sem sequer consultar o PP, mas até que era compreensível, a direcção do Partido tinha que definir a sua posição relativamente a PSL. Também me chocou que já tivesse avançado com a candidatura de Tereza Zambujo a Oeiras, mas compreendi exactamente pela mesma razão, tinham que se definir quanto a Isaltino de Morais.
Já não compreendo o lançamento de outros nomes cuja urgência e definição não seriam à partida visiveis.
Por este motivo, a nova Presidência do PP deverá deixar claro que não aceita candidatos impostos, mas sim que, no âmbito de uma coligação, as candidaturas se discutem. Ou seja, o PP só se candidataria em coligação com o PSD nas Câmaras em que o cabeça de lista fosse escolhido em conjunto. Todas as outras câmaras seriam cartas fora do baralho.