07 março 2006

Concurso de potência eólica

Image hosting by Photobucket

Portugal está a investir (e bem) nas energias renováveis e, muito em particular, na energia eólica. Neste contexto, foi lançado o concurso para atribuição de potência eólica (1.500 MW, sendo 1000 MW atribuídos numa primeira face e 500 MW numa segunda) ao qual é noticiado terem sido apresentadas 4 propostas por 4 consórcios liderados pela Galp Energia, EDP, Iberdrola/gamesa e ENEL-Unión Fenosa, respectivamente.

Este projecto permitirá produzir energia eléctrica para abastecer à volta de 750.000 casas e será mais um passo não apenas para reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, bem como para permitir uma maior independencia energética de Portugal face ao petróleo.

Paralelamente, também a energia das ondas, área na qual a EDP promete investir em força, é uma forma de energia que Portugal tem necessariamente que aproveitar, já que tem, segundo a Direcção Geral de Energia, condições para instalar uma potência de cerca de 5 gigawatts em energia das ondas, o equivalente a cerca de 20% do consumo interno de electricidade.