20 maio 2006

Cartão para a Família

O Presidente do CDS veio esta semana defender a existência de um cartão para famílias que permitiria que as famílias numerosas (com três ou mais filhos ou com idosos a cargo) tivessem alguns benefícios, nomeadamente a nível dos transportes, equipamentos, acesso à saúde, entre outros.

Sem dúvida que esta é uma medida de apoio às famílias o que é fundamental para contrariar a actual tendência de envelhecimento populacional que tem que terminar, sob pena de estarmos a hipotecar o nosso futuro colectivo.

Precisamos de políticas activas de apoio/incentivo à natalidade e tal não se consegue com a penalização dos casais que não tenham filhos, como o actual governo veio propor. Isto consegue-se com verdadeiras políticas de apoio às famílias e aos pais, nomeadamente com a criação de uma rede de instituições pré-escolares que corresponda às necessidades da vida moderna, com apoios à aquisição de bens de primeira necessidade para crianças, com políticas fiscais que tenham em conta o número de dependentes, entre muitas outras medidas que seria possível elencar.

O caminho é o da discriminação positiva, obviamente, criando uma política que seja verdadeiramente family friendly!