01 junho 2004

Casa Pia 2.0 - Em reflexão sobre o comentário do Miguel :-)

Bem, para começar espero que estejam todos bem!
Indo directamente ao assunto:

O Processo Casa Pia é um processo muito complexo não só pela matéria de facto que envolve (a pedofilia é das coisas mais atrozes que existem), mas também pelo impacto a nível de matéria de choque que encerra (pessoas conhecidas, com reputação a nível social, etc).

Só quero deixar expresso que, a Justiça é um valor. Não é uma moda, uma tendência ou mais, algo que podemos usar contra os nossos inimigos. Não sei se as medidas que são adoptadas por este ou aquele juiz são as melhores (isso deixo aos meus caros amigos que ou são já juristas ou virão a ser), mas sei que, mesmo quando as coisas se encaminham para o lado contrário à nossa opinião, mesmo assim...a Justiça, creio que não deixa de funcionar.

Lembro-me daquelas circunstâncias nos Estados Unidos em que soltaram uma pessoa por terem receio dos motins que a comunidade afro-americana poderia causar se ela estivesse presa, mesmo justamente. É caso para dizer: onde está aí a Justiça? Cá em Portugal passa-se mais ou menos o contrário: prende-se uma pessoa (agora se fundadamente ou não, ainda não sei) e depois averigua-se, por processo, que não haveria assim tantos motivos para isso; mas "nós" queremos à força que ela fique presa.

Não quero deixar aqui a minha opinião, pois essa só eu a tenho. Somente quero deixar pistas para que daqui se pense mais sobre as coisas e não se faça aquilo que o belissimo Mandamento nos aconselha "Não levantar falsos testemunhos". Tudo o que tem tempo, leva tempo a compreender. Pensem nisso...

1 abraço estudioso,