06 janeiro 2005

Deseducação em Portugal

Caro Pedro,

Isto da Educação é uma looonga história...
Se eu a contasse toda havia de começar assim: "Era uma vez, há muitos, muitos anos, uns Capitãezinhos que queriam ser aumentados, puseram uns cravos na lapela e levaram um país á bancarrota e à bandalheira total..."
Mas como o nosso simpático, mas humilde, blog não pode ter longos testamentos desse tipo, pelo que, muito resumidamente o que se passa é o seguinte.
Os ministros da Educação desde o 25/04 que não têm uma poçlítica de qualidade e excelência para a educação no país e vão aprovando reformas atrás de reformas que as instituições que com elas lidam, escolas, liceus, universidades, etc., não têm capacidade para assimilar.
De reforma em reforma a coisa vai piorando e vão-se vendo os alunos cada vez menos preparados para uma coisa tão simples como perceber o conteúdo de um texto, de um gráfico ou fazer uma conta simples de cabeça.
Nos meus tempos de faculdade (oh que saudades!!!!) dei explicações na Junta de Freguesia a miúdos de bairros carenciados e explicações a miúdos mais abonados de colégios privados. A diferença era absolutamente abissal. Um miúdo em riscos de chumbar na Escola Alemã ou no Colégio das Escravas sabe mais do que o melhor aluno da Escola 111 ou do Liceu Rainha D. Leonor do ano acima.
A dificuldade de um miúdo de 6.º ano na Escola Alemã, por exemplo, era fazer um trabalho sem um único erro de escrita e com as referências bibliográficas correctas. A dificuldade de um miúdo do Liceu D. leonor era perceber um texto para crianças da Sophia de Mello breyner que eu dei na 4.ª classe, o Cavaleiro da Dinamarca.
É certo que, como ex-aluno do ensino público desde o 5.º ano do ciclo ao 5.º ano da faculdade, verifiquei que a maioria dos professores, não só são francamente mediocres, como estão ali a fazer um frete para ganhar a vida. Mas também é certo que há muitos óptimos professores que se vêm limitados na sua actuação por não puderem chumbar quem merece, por não puderem aplicar um valente castigo a miúdos delinquentes que destabilizam as turmas aula após aula, etc. E tudo isto fruto de anos de experiências com a educação.
Nisso a culpa é repartida de forma igual pelo PS e pelo PSD )quantos ministros da educação teve o Prof. Cavaco?).
É tempo de mudar e apostar numa alternativa bem radical- numa alternativa que tem experiência de sucesso nos últimos 2 governos. Como é óbvio estou a falar do PP...
Acho que todos aqueles que têm votado PSD e PS nos últimos anos deverão pôr os olhos nas medidas propostas pelo CDS-PP e na obra efectuada pelos seus ministros nos últimos 2,5 anos.
E, porque não pedi-lo- que votem PP porque é da soma dos votos todos que se tira uma maioria.