04 janeiro 2005

Portas em Viana do Castelo

Segundo a notícia tornada pública no Expresso deste fim-de-semana, Paulo Portas vai concorrer à Assembleia da República pelo distrito de Viana do Castelo.

Ao olhar da maioria dos leitores deste Blog a notícia pode parecer não ter qualquer tipo de relevância. No meu caso esta notícia não me deixou indiferente e fez-me admirar ainda mais o Presidente no nosso partido.

Todos sabemos que os deputados concorrem às eleições legislativas por círculos eleitorais, que correspondem aos Distritos. Todos sabemos que historicamente especialmente, nos últimos 20 anos, apenas no Distrito de Lisboa, Porto e Aveiro, é que o nosso cabeça de lista tem a vida facilitada. Em todos os outros distritos, a eleição tem que ser ganha travando um batalha duríssima pelos votos.

Paulo Portas sempre foi candidato pelo círculo de Aveiro.

A sua possível (apenas me baseio na notícia do Expresso, relembro que o partido ainda não se pronunciou oficialmente) candidatura pelo circulo de Viana do Castelo, mostra mais uma vez a coragem política do Dr. Paulo Portas.

Viana do Castelo é um distrito onde nas últimas 5 eleições legislativas apenas em 1999 o CDS/PP elegeu um deputado. Portanto, tudo leva a crer que a batalha é duríssima. Tudo leva a crer que nada está ganho à partida. Tudo leva a crer que o CDS/PP faz questão de tudo arriscar para eleger um deputado por um distrito tão esquecido como Viana do Castelo.

Quando quase todos os presidentes de partido são candidatos pelo circulo de Lisboa (circulo esse que elege mais deputados) de forma a terem a vida mais facilitada, o CDS/PP na pessoa do seu presidente arriscam tudo. A (possível) candidatura de Paulo Portas pelo círculo de Viana do Castelo mostra de uma forma clara e inequívoca que o CDS/PP não tem medo de disputar estas eleições. Mostram que o CDS/PP tem muito orgulho no trabalho desempenhado nos últimos 3 anos no Governo de Portugal. Mostram que o CDS/PP vai para estas eleições para ganhar deputados em todos os círculos, e que não há círculos de 1ª nem círculos de 2ª.

Mais uma vez Paulo Portas mostra que é um político diferente de todos os outros. Mais uma vez Paulo Portas mostra que não tem medo e que vai à luta.

Eu já vi o Paulo Portas travar batalhas difíceis como a candidatura ao Parlamento Europeu em 1999, como a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa em 2001 e como a candidatura nas legislativas em 2002. E em todas elas Paulo Portas mostrou ser um vencedor, com uma força e uma energia fantástica. São características que só muito poucos têm.

A ser verdade esta notícia não tenho dúvidas nenhumas que o CDS/PP vai ter um excelente resultado em Viana do Castelo, e não tenho duvidas nenhuma que Viana do Castelo vai ter na Assembleia da Republica um deputado que defenderá sempre os interesses do seu distrito.