11 janeiro 2005

O futuro de Sampaio

Monárquico me confesso, para quem ainda tivesse alguma dúvida, antes de aqui deixar um pequeníssimo comentário à actuação do Presidente da república nos últimos tempos.
Como é mais do que óbvio, acho que não se dissolve uma AR com uma maioria estável por causa de um governo de que não se gosta, uns meros 4 meses após este ser formado, ou seja, não se faz que o o Dr. Jorge Sampaio fez.
Se isso é errado, mais errado ainda me parece que o dito cujo Senhor continue em funções no caso de os dois partidos que detinham a maioria na AR alcançarem uma outra maioria.
O que acontece na CRP (infelizmente não é a Constituição do Reino de Portugal, é da República Portuguesa) é que não há possibilidade de a AR o demitir (o célebre impeachment Norte-Americano), por mais asneiras que o Senhor faça, mesmo que perca por completo a Sanidade Mental, por isso tem que ser ele mesmo a demitir-se.
E, caso essa maioria aconteça, acho que se deveriam fazer umas quantas alterações à CRP, no sentido de uma maioria de 3/4 da AR poder demitir o PR e de se poder referendar assuntos constitucionais, nomeadamente a República.