09 março 2005

Napoleão Bonaparte II

Caríssimo André,
Concerteza que o Marx, se rebuscarmos muito bem o Capital, também lá terá uma tiradas que parecerão inteligentes quando retiradas do contexto. O mal é mesmo a obra em geral.
Pois, por isso mesmo, eu gostaria mesmo era de te encontrar uma carta que uma vez li da mãe desse homenzinho do cavalo branco em que ela dizia uma coisa parecida com "tenho nojo de mim mesma pelo fruto que saiu das minhas entranhas"
A explicação é esta: a senhora era francesa, era católica e dava-se conta do que o filhozinho estava a fazer à França e à Igreja...
E eu poderia acrescentar: o que ele fez a Itália, Alemanha, Espanha, Rússia, Portugal, etc.
É dos maiores calculistas políticos e militares de toda a História da Humanidade que não parou diante nada para alcançar os seus intentos. Fossem quais fossem os meios. Fossem quais fossem os fins.
Infelizmente, ainda hoje em dia há por aí muitos Napolõezinhos.
Claro que há quem, muito legitimamente queira mudar as coisas porque acha que pode fazer melhor e, por isso, vai contra o poder já estabelecido. Mas há outros que vão contra esse poder já estabelecido apenas porque têm sede de mais poder, não para mudar as coisas, mas porque no seu jogo de poder isso lhes pode convir. Mesmo que o poder estabelecido esteja a fazer um óptimo trabalho...