30 março 2005

Que vergonha!

Isto que se passou na Herdade da Vargem Seca foi uma verdadeira vergonha! Especialmente tendo em conta que dois dos ministros envolvidos eram do CDS-PP, o Ministro do Ambiente e o Ministro do Turismo, o que mais me desiludiu ainda.
Portugal está a abarrotar de casas. Temos muitas mais casas em Portugal do que seria necessário para um país com a nossa população e com as expectativas de crescimento populacional que temos.
Por outro lado, temos cada vez menos espaços verdes que são constantemente devastados pela construção selvagem e pelos incêndios sazonais. Sem esses espaços verdes, e com a poluição que é cada vez mais produzida pelo homem moderno, que não abdica do seu carro para fazer sózinho um percurso de 500 metros, a qualidade do ar vai-se deteriorando e, com ela, a qualidade de vida de todos nós que partilhamos este rectângulo Ibérico.
Por outro lado, a existência de cada vez mais zonas construídas vai aumentando a área do solo impermeável, o que impede que as águas pluviais alcancem os lençóis subterrâneos e seja toda escoada para os rios e daí para o mar.
É esta a realidade que queremos para o nosso país? Um país de betão e cimento armado com uns exíguos espaços verdes entre as casas para dar um certo ar de contacto com a natureza?
Quatro anos de oposição podem servir para que o CDS-PP reflita acerca das suas posições ambientais. A protecção do Ambiente é uma decorrência lógica do pensamento democrata Cristão, pelo que este período de introspecção não será nada mais do que um regresso às origens.