27 abril 2005

25 de Abril

Durante este fim de semana prolongado estive fora de Lisboa e longe de televisões, o que me permitiu não ter que gramar com a estucha sempre interminável das comemorações do 25.04 na televisão, com os discursos secantes, longos e saudosistas e com os propósitos de "tornar Abril presente" ou coisa que o valha.
Quando voltei, ao ver as notícias das comemorações, vi que uma dúzia e meio de gatos pingados com mais de 363 anos tinham deixado de ir passar um fim de semana prolongado fora de Lisboa para comparecerem nas comemorações. Ou então, vieram directamente do Alentejo para a capital para mostrarem a esta gente da capital que ainda há quem comemore a fantástica descolonização, a nacionalização da banca, a reforma agrária e todas essas pérolas abrilinas. Já para não falar das programadas "touradas" no Campo Pequeno e dos milhares de exilados que o Brasil, Espanha e França foram recebendo e que só puderam voltar ao seu país depois do 25.11.
Já para não falar, como é óbvio, de todos aqueles "criminosos", nomeadamente muitas das altas patentes militares que deram o seu melhor pelo país durante largos anos em África, que foram presas durante o PREC.
São as conquistas de Abril que ainda há quem comemore.
Eu cá comemorei outros 25.04s... O nascimento de D. João II e a coroação de D. Miguel I.
PS
Note-se bem que este post foi escrito por mim, Diogo Alvim, que sou, com todo o gosto, membro da concelhia de Lisboa da JP, mas isso não quer dizer que tenha sido escrito pela própria concelhia, por isso se quiserem mimosear alguém com epítetos de faxo e outros que tais, é a mim que o deverão fazer. Mas fiquem já cientes do facto que não tenho pachorra para os comunas que me chamam faxo! :-)