14 abril 2005

O futuro do CDS em debate

Ontem o debate sobre o futuro do CDS foi um sucesso. Os três oradores convidados falaram sem complexos e, esquecendo o politicamente correcto, disseram o que gostariam que fosse o CDS.

Gostei de ouvir o Adolfo falar de um partido mais aberto e com uma vocação mais pragmática (e a sua vontade em fazer do Ambiente uma bandeira da Direita!). Gostei de ouvir o Zé Pedro defender que o CDS deve falar daquilo que interessa à maioria dos portugueses - economia, fiscalidade, políticas sociais - apresentando medidas muito concretas. Gostei de ver o pragmatismo do António Miguel no que se refere aos nossos problemas estruturais nas estruturas (desculpem o pleonasmo!).
Gostei de ver discutir-se ali qual deverá ser a postura de princípio do CDS quanto a coligações (com o PSD) e notei que ainda existe uma grande parte dos nossos militantes que não gosta e não gostará nunca do PSD. Achei curiosa (embora discorde do princípio!) a frontalidade com que o Zé Pedro disse que o CDS se pode coligar com o PS, não sendo, por isso, o PSD um parceiro exclusivo. (E notar como, nas bases, o Congresso de Barcelos ainda ‘dói’!)
Pouco ou nada falámos de candidatos à liderança. Preocupámo-nos mais com a linha de rumo que gostaríamos de ver o CDS seguir, sem estarmos ali interessados em apoiar A ou B. Nota-se que o partido, mesmo sem uma candidatura credível à liderança, por enquanto, está calmo e sereno e vai fazendo um caminho que passa pela definição do que somos e do que queremos. E esse é o caminho certo. Ao contrário de outros não discutimos pessoas mas ideias. E essa é também uma marca do CDS (pelo menos do CDS que quero!)
Não chegámos a nenhuma conclusão. Cada pessoa falou à vontade (o que é próprio de quem está em casa) e deu a sua opinião de forma livre e descomprometida. Não estamos todos de acordo mas, ainda assim, o debate foi sereno e esclarecedor. Sobretudo, e apesar de um tom inicial algo pessimista, acho que todos saímos daquela sala com uma renovada esperança no futuro do CDS. Futuro que passará, sem dúvida, pelas boas ‘cabeças’ que o CDS tem e que, neste momento, estão a dar importantíssimos contributos para o debate interno.