02 junho 2005

João e Maria dos tempos antigos

Era uma vez, num reino distante, um viúvo com dois filhos, o João e a Maria. Esse viúvo era um óptimo pai que gostava muito dos seus filhos, mas que se casou com a madrasta má típica das histórias que começam com "era uma vez, num reino distante".
Numa altura em que estavam a passar muitas dificuldades, a madrasta convenceu o pai a abandonar os filhos na floresta, não uma, mas duas vezes, porque da 1.ª eles ainda tinham conseguido voltar a casa.
Tristes, abandonados e cheios de fome, eles chegaram a uma casa de pão de ló, com janelas de rebuçado e portas de chocolate. Sem aguentarem mais, lançaram-se sobre a casa até que aparece a bruxa má que os ilude a entrar em casa e os faz prisioneiros. O que parecia ser a salvação deles, acaba por se tornar a sua maldição.
A bruxa prende o João para o engordar e no fim o comer e obriga a Maria a trabalhar incansávelmente. Como ela era meio cega, o esperto do João, que já antes tinha voltado para casa do Pai ao marcar engenhosamente o caminho com pedras, apresenta-lhe agora um osso de galinha como sendo o seu dedo para ela apalpar e ver se ele tinha engordado. Como é óbvio, ela acha sempre que ele está macérrimo e espera até o comer.
A história acaba com a Maria a meter a bruxa no forno, a salvar o João e a fugirem os dois para casa do pai que já tinha dado com os pés na madrasta e andava à procura deles.
Já conheciam esta história?