06 setembro 2004

Europa

para variar um pouco os temas deixo aqui um post sobre a Europa escrito no desesperada esperança

Federalismo Europeu

Ouvi, há pouco, no telejornal, o senhor Ministro da Agricultura defender o levantamento do embargo da UE à carne de vaca portuguesa, visto que, segundo o Ministro, todos os relatórios de Bruxelas indicam que o problema está controlado pelas autoridades portuguesas, não havendo portanto qualquer razão para o dito embargo se manter. Segundo o que foi dito pelos jornalistas, a França recusa-se a aceitar o dito levantamento, aparentemente porque uma abertura da sua parte em relação à carne portuguesa abriria portas para o levantamento ao embargo também aplicado à carne de vaca inglesa.

Sou relativamente céptico em relação à União Europeia. Um cepticismo saudável. A grande vantagem que vejo na participação de Portugal na UE é a integração do país num mercado livre internacional. Já delírios utópicos acerca da Europa Federal considero-os completamente dispensáveis. O dr. Soares sonha com o dia em que a Europa ferderal deixe de existir apenas como isso mesmo, um sonho que ocupa as suas noites e os seus discursos. Mas se o federalismo com que o dr. Soares sonha é um federalismo em que um Estado, sem qualquer razão objectiva que não o mero interesse económico próprio, se dá ao luxo de manter o seu mercado fechado a produtos de outros Estados pertencentes a essa dito federação, então ainda mais dispensável se torna. É que com este federalismo, a grande vantagem que é, na realidade, o mercado livre, diluí-se, e torna-se um instrumento para o proteccionismo daqueles que mais força têm.

Nos Estados Unidos, país onde o federalismo realmente existe, e não é um mero sonho húmido de franceses e alemães, nunca isto seria possível, nunca um estado (dessa federação) poderia fechar o seu mercado à livre entrada de produtos de estados "irmãos". Se querem uma Europa federal, aprendem primeiro alguma coisa com um país onde o federalismo funciona. E ainda poderiam aprender porque razão um federalismo europeu não pode passar daquilo que é hoje: um sonho do dr. Soares...