08 setembro 2004

Igreja e Maçonaria

A propósito da entrada de uns quantos homens de avental numa capela mortuária da basílica da Estrela para aí celebrarem uma cerimónia maçónica, lembrei-me de escrever uma nota muito rápida para o blog sobre a Igreja e Maçonaria.
Desde sempre a Maçonaria e a Igreja foram arqui-inimigas e a questão prende-se com o seguinte: enquanto que para a primeira existe um Arquitecto Universal, omni-presente e exterior ao homem (e pouco mais sei que não sou maçon nem alguma vez serei- se alguém me vir de avental é porque gosto de cozinhar sem me sujar), para a segunda existe um Deus de cuja essência todos os homens partilham como filhos; um Deus que se fez homem, nascendo, ensinando e morrendo para nos salvar.
As duas concepções são totalmente distintas, por isso mesmo a Igreja sempre veio dizer em inúmeras cartas apostólicas e encíclicas que qualquer mação se encontra em situação de excomunhão com a Igreja, ou seja, não partilha com esta do mais profundo que esta tem.
Gosaria muito de escrever mais sobre a cerimónia do Dr. Nunes de Almeida na Basílica, mas o tempo não me permite, por isso passo a palavra para quem a quiser receber.