27 outubro 2004

Portugal dos Pequeninos

Está-se uns tempos fora daqui e dá nisto...
Realmente, 3 meses é muito tempo... e em Portugal ainda mais. É estranho pensar em tudo o que aconteceu, pensar nas personagens actuais da política portuguesa e tentar definir a situação actual.


Imaginem-se, então, a tentar explicar o panorama político a um pequenino...recorrendo às histórias dos pequeninos, aos heróis dos pequeninos, aos vilões dos pequeninos.
  • Estamos no século XX, no ano de 2004 d.C. Todos os partidos têm líderes já deste milénio, todos, não! O nosso partido resiste ainda e sempre... e ainda bem!
Estamos em Portugal, quem manda neste país neste momento é um conjunto de dois grupos de super-heróis - A Liga da Justiça (os que mandam mais - PSD) e o Homem-Aranha e Companhia (os que mandam menos-CDS-PP).

Ainda há poucos meses, Durão Barroso liderava o partido (grande) e a coligação, sendo Primeiro-Ministro até que, repentinamente, é atingido por um raio e fica transformado no poderoso José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia. Com esta transformação, deixa lugares vagos à espera de ocupante. E surge, à velocidade do som televisivo, Santana Flash Lopes e a sua Liga de Cavalheiros Extraordinários - novo Governo do País.
Dentro do PSD, a luta pelo poder continuou...


O segundo maior partido português, Socialista - e suposto líder da oposição, não aguentou a decisão do Presidente da República (membro do partido) que, feito Duas-Caras tramou o jogo ao a Ferro Rodrigues (aqui num papel Joker) levando-o a uma loucura de saída. E, entram os três metralhas - Alegre, Sócrates e Soares, numa luta de sucessão. Ganha o pintas numa posse muito Lex Luthor e encanta o centro político do país.

O partido mais antigo, o velho partido do Lobo Mau e Comunista também perdeu o seu vilão de plantão, vivendo-se uma terrível incerteza entre todos os papões que anseiam pelo lugar. Este partido está gasto, é uma realidade mas, mesmo assim, ainda mexe com muitos sindicatos dos dragões cuspidores de fogo e ogres esfaimados e pode ser decisivo.

O Bloco, o partido representado na Assembleia em menor número manteve este ano as traquinices do costume e, feitos goblins e gremlins continuam a assustar pela boca do seu Louçã.

Do mesmo modo, o CDS-PP e todos os Homens-Aranha que por aqui temos continuam a tentar gerir a complicada teia em que estão. De um lado, um Governo novo e com falhas que, do outro lado da barreira não hesitariam em apontar. E do outro uma oposição cada vez mais enfraquecida em constante guerrilha.

Entretanto, Setembro e Outubro chegam e dão-se mais novidades...

  • A Liga de Cavalheiros Extraordinários (Governo) revela-se cada vez mais extraordinária.
  • Lex Sócrates Luthor é menos perigoso do que ameaça.
  • O Partido do Lobo Mau continua à toa.
  • Os goblins e gremlins em bloco traquinam cada vez mais.
  • Um feiticeiro - não se sabe se do Dark Side ou Light Side - faz magia e é capa de todos os jornais, põe em dúvida a fiabilidade do sistema político - faz com que se fale de Censura, tudo num passe de mágica.

E o CDS-PP, o que fará?
O que irá acontecer em cada um dos partidos, o que podemos esperar do feiticeiro? O que irá acontecer ainda antes do Natal?


Não percam as cenas dos próximos Episódios, porque nós também não!

NOTA - Se algum pequenino perceber isto - é só uma brincadeira! Se algum grande ler isto - Desculpem não se perceber!