02 dezembro 2004

Todos de Direita mas nem todos de acordo (III Parte - porque vale a pena uma trilogia!)

Meus caros Francisco e Carlos, em momento algum, disse que a opinião que nós expressamos neste Blog é a opinião da Concelhia de Lisboa da JP. O que eu disse foi: «também o que dizemos é lido como a opinião da JP de Lisboa e, em última análise, como a opinião de militantes do CDS/PP». Eu digo ‘é lido’ e não o digo ingenuamente! Digo-o porque todos sabemos que quem lê o que escrevemos fá-lo-á de boa ou má fé, como preferir; fa-lo-á na convicção que eu Beatriz penso a, o Francisco pensa b e que o Carlos pensa c, e que isso é saudável e enriquecedor, ou fá-lo-á para constatar que os militantes do CDS/PP não se entendem!
Quando publicamos o que escrevemos, sobretudo num BLOG que tem um simbolozinho da JP de Lisboa, temos que ter cautelas acrescidas porque somos lidos não apenas pela nossa família política, que permite que pensemos pela nossa cabeça e até valoriza quem desenvolve um pensamento próprio, mas também por quem quer ver as coisas onde elas não existem! Os tais que depois de, por exemplo, ouvirem a declaração de Paulo Portas fazem títulos como «CDS sozinho já critica PSD»; «Portas indignado com PSD» e outros...
Na blogosfera, atentem no exemplo d' «O Acidental». Não é um Blog do CDS, não obstante os nossos críticos insistem a conotá-lo ao partido e fazer do que aí é dito tese oficial (ou oficiosa). É por isso que entendo que quando escrevemos temos que saber que a opinião é nossa mas poderá ser lida de milhentas formas, nem todas amigas e compreensivas! Daí eu dizer: «quando escrevemos, fazêmo-lo em nosso nome, por isso damos a cara assinando os nossos textos, mas também o que dizemos é lido como a opinião da JP de Lisboa e, em última análise, como a opinião de militantes do CDS/PP
Por isso, se acho grave um militante por em causa o voto no seu partido, acho que assumi-lo publicamente é mais grave, porque criam terreno fértil para os nossos opositores e isso é tudo o que nós não queremos!
Para terminar, como ‘ideóloga’ desta ideia do Blog, tenho que dizer que as polémicas e as trocas de opiniões apenas enriquecem a nossa Concelhia e o nosso Partido, ninguém pode ser mais favorável à livre expressão e ao contraditório do que eu. Mas há limites e impõem-se cautelas para que nunca resvalemos para terrenos pantanosos.