12 janeiro 2005

O Presidente Pastel de Belém

Uma das grandes procupações do PR e da sua enormíssima comitiva na China (vide o post da minha priminha Rita aqui em baixo) tem sido, nada mais nada menos, do que divulgar os Pastéis de Nata! Ora, o que acontece é que esse célebre doce português anda a ser comercializado por uma grande cadeia AMERICANA, a KFC que comprou a receita a uma senhora macaense. Os EUA agradecem esta promoção.
Também tem promovido a tradicional "bica" (ou cimbalino) português. Ora, dado que Portugal não é produtor nem exportador de café não se percebe isto! E o pior é que se aquele povo, enérgico como é, já invade todo o Ocidente com os seus produtos, se lá pega a moda da bica, ninguém os pára.
Salve-se a honra do convento, anda também a promover a moda e os estilistas portugueses. É claro que estes já confeccionam roupa com textéis chineses e não com os portugueses que estão todos a falir, mas ainda se salva alguma coisinha de útil da comercialização da marca.
Ora, numa altura em que duas das maiores produções portuguesas, a cortiça e o vinho, estão com problemas de escoação para os mercados internacionais, bom seria que o PR focasse a sua visita nesses dois produtos. Aí sim, havia uma grande utilidade para o Ocidente que os Chineses bebessem um bocadinho mais de vinho a ver se lhes dava o sono.
Os vitivinicultores nacionais e o Ocidente em peso agradeceriam.