01 fevereiro 2005

Professor Freitas do Amaral

É sempre com uma grande empatia que falo do Sr. Professor Freitas do Amaral. Foi este grande professor de Direito Administrativo que fundou a minha faculdade e me leccionou Introdução ao Direito no meu longinquo 1.º ano de Universidade.
Como Professor não tenho falta a apontar-lhe: tinha cuidado em preparar bem as aulas às quais nunca faltava e explicava tudo de maneira a tornar a matéria o mais clara possível. Foi também sempre do mais correcto possível com os alunos.
No ano seguinte foi um prazer estudar pelo seu manual de Direito Administrativo- apesar de estar muito desactualizado já na altura, era o melhor e mais claro meio de estudar os muitos conceitos de Direito Administrativo e as diversas posições da doutrina acerca de tudo e mais alguma coisa que se relacionasse com o muito famoso acto administrativo.
Por isso é com alguma tristeza que o vejo na situação em que está hoje. Afastou-se da sua família natural, a direita, e chegou-se à esquerda. É pena, mas cada qual tem as opiniões que tem e muda-as à sua vontade. Mesmo assim, na posição que ocupa de fundador do CDS julgo que deveria ser mais discreto nas suas afirmações e abster-se um bocado mais de comentar a vida política nacional.
Ainda para mais vem dizer que está disponível para se candidatar à Presidência pela esquerda e fica numa posição muito ingrata que é a do "2.º candidato", ou roda sobresselente. Se Guterres não se quiser candidatar, a esquerda puxa a "cartada Freitas do Amaral". Ora, uma pessoa com a envergadura do Professor Freitas do Amaral, Professor Catedrático, ex-presidente da Assembleia Geral da ONU, etc., não se devia submeter a um papel desses.
E com tudo isto, fico chateado, pois claro que fico chateado...