13 fevereiro 2005

Trânsito

Isto do trânsito está cada vez pior! Graças a Deus e a todos os Anjinhos que não preciso do carro no dia-a-dia, mas o pior é que até ao fim de semana (sim, confesso que sou um condutor de fim de semana) já há trânsito em Lisboa. E quando eu passo uma boa parte do tempo do meu sempre reduzido fim de semana no trânsito... FICO CHATEADO, É CLARO QUE FICO CHATEADO!
Aqui entre nós que ninguém nos ouve, há um certo número de soluções que eu cá sei para este problema mas ninguém as aplica por causa de certos lobbies, entre eles o das escolas de condução e o das petrolíferas.
Hoje centenas de motociclistas encheram o largo de São Bento para pedirem uma coisa muito simples e fácil de fazer: que se adopte em Portugal o disposto na Directiva 91/439/CE, que propõe aos estados membros que as cartas de condução de ligeiros permita aos seus detentores conduzirem motas com uma cilindrada até aos 125cc, o que não acontece neste momento.
Como as pessoas não estão para se chatear a voltar a tirar uma carta, com aulas de condução, etc., acabam por continuar nos seus carrinhos.
A maioria das pessoas que enchem as nossas estradas vão sózinhas ou pouco acompanhadas nos carros, o que significa que até seria perfeitamente possível irem de mota.
As vantagens que isso traria seria inúmeras: encheriam menos o trânsito, gastariam menos combustível (que tem que ser importado de zonas conflituosas do mundo), poluiriam menos e despachar-se-iam muito mais, perdendo menos tempo que poderiam estar a usar para descansar, trabalhar, divertir-se, etc.
Só vantagens!
Então porque é que o Estado português não adopta a directiva?
Com tudo isto eu fico... Sim, isso mesmo!