30 julho 2005

Presidenciais

O tema escolhido para esconder a crise do Governo foram as eleições presidenciais, eu também vou ceder e comentar o tema quente destas semanas.

As próximas presidenciais espero que sejam disputadas entre dois ou cinco candidatos, mas nunca a quatro, pois infelizmente acho que sei quem seria o partido que não apoiaria um candidato próprio e isso não seria bom para a afirmação do partido e para a consolidação da sua base eleitoral.

Mas centrando a analise nos dois candidatos sobre os quais a comunicação social tem falado nos últimos dias e assumindo que são os que estão melhor colocados para ganhar as presidenciais.

Nos últimos dias muitos têm usado o argumento da idade para criticar a candidatura de Soares, embora acreditando que é uma crítica valida penso que o principal problema é a visão que Soares tem do cargo de Presidente da Republica.

Acho mesmo que este é o ponto fundamental das duas candidaturas, ou seja, aquilo que esta em causa, mais do que uma escolha entre Soares e Cavaco, é uma escolha entre um pendor presidencialista ou um pendor parlamentar do nosso sistema político.

Se eu podia ter dúvidas sobre o “presidencialismo” de Soares as duvidas ficaram desfeitas quando este disse que iria apoiar o candidato indicado pelo PS, podia (e devia) ter dito o candidato apoiado pelo PS, mas não foi isso que disse o que mostra a interpretação claramente presidencialista que Soares tem do nosso sistema político.

Por outro lado quando se falou em Cavaco e Santana para as presidenciais, o primeiro disse que defendia um presidente pouco interventivo e o segundo defendeu o contrario.

Os dados estão lançados, depois das autárquicas o debate será com certeza interessante, eu já fiz a minha escolha.