15 março 2006

THE BEST IS YET TO COME

Faz hoje 2 anos que nasceu o UGAD e é, sem dúvida, uma data a comemorar, sobretudo por aqueles que lhe são mais chegados e, muito especialmente, por mim que sou uma das suas fundadoras!

Curiosamente, se é verdade que o UGAD tem uma mãe (eu), que o acompanha desde a primeira hora, o mesmo já não se passa com a figura paterna. Mas lá falta de ‘pais’ não tem o UGAD! Antes pelo contrário, há vários ‘pais’ que aqui merecem uma referência: o ‘Pai’ Carlos, sem dúvida o grande patriarca, na medida em que é o nosso ‘boss’ e foi com ele que o UGAD foi concebido; o ‘Pai’ Francisco, que foi quem cortou o cordão umbilical e foi o autor do segundo post; o ‘Pai’ Miguel Machado que ajudou no parto e deu uma ajuda preciosa na parte técnica; o ‘Pai’ Diogo que amorosamente alimentou a criança ao longo destes dois anos; o ‘Pai’ André que tomou para si a missão de fazer o UGAD cada vez mais bonito; o ‘Pai’ Nuno Van Uden que aparecia de vez em quando mas cujas ‘aparições’ eram sempre motivo de festa! E depois tantos ‘tios’ e ‘tias’, ‘primos’ e ‘primas’ que foram aparecendo e ajudaram a fazer do UGAD o blog que ele é hoje.

Foram dois anos cheios e dois anos em que o UGAD procurou ser sempre interventivo, muitas vezes irreverente e outras orgulhosamente contra-a-corrente.

Como dizia num post aqui há uns tempos, houve tanta coisa que aconteceu no UGAD ao longo de dois anos que não há tempo (nem espaço) para contar tudo. Podia falar dos primeiros posts, muito centrados em nós (CPC); das infinitas discussões sobre a Europa, o TCUE, o Terrorismo e a Intervenção no Iraque; dos posts sobre fiscalidade com os quais ciclicamente somos presenteados pelo Carlos; das picardias, também elas cíclicas, entre mim e o Diogo que fazem bem jus ao chavão – todos de direita mas nem todos de acordo; as críticas ao Governo, ao estado da oposição e até à direcção do partido; as preocupações com a educação, com a saúde, com o ambiente e com a cultura; as informações sobre a vida do partido; as poucas ocasiões em que considerámos pertinente falar aqui da vida interna da JP; os posts pessoais que algumas vezes fizemos e que dão alma ao UGAD e são, no fundo, a tal ‘linguagem de afectos’ que serviu de base ao post que refiro lá em cima.

O UGAD transformou-se, ao longo destes dois anos, no lugar onde os militantes de Lisboa se encontram e podem saber o que pensamos sobre o país e o mundo. Em dois anos foram publicados 991 posts que focaram os mais variados assuntos, desde o Governo Português, à Administração Americana, do chumbo do TCUE à dissolução da Assembleia da República, da eleição de Sócrates ao Presidente Cavaco. O UGAD é um diário do que aconteceu no nosso país (e a nós mesmos) durante estes dois anos e só por isso já tem para nós um valor histórico incalculável!

Por tudo isto, hoje que é dia de aniversário, aqui fica a minha homenagem a quem faz (e fez) o UGAD ao longo destes dois anos de História.

PARABÉNS A TODOS.

STILL, THE BEST IS YET TO COME!