29 março 2004

Amanhã o Ministro de Estado e da Defesa Nacional irá à Comissão Parlamentar de Defesa apresentar, em detalhe, as propostas para a profissionalização das Forças Armadas.

Este é, sem dúvida, um assunto de manifesto interesse para os jovens portugueses na medida em que, se por um lado acaba o serviço militar obrigatório, não acabará o dever de defesa da Pátria (Artigo 276º nº 1 da Constituição) e a carreira nas Forças Armadas tornar-se-á uma opção tentadora para muitos jovens em começo de carreira. Neste contexto o Ministro de Estado e da Defesa Nacional apresentará as suas propostas que assentam em 4 ideias fundamentais:

1. tornar a carreira nas Forças Armadas compensadora em termos financeiros;
2. abrir as saídas profissionais dos militares uma vez terminados os seus contratos - possibilidade de ingresso na GNR;
3. regalias sociais como apoio à reintegração profissional e apoio social (incluindo regalias em termos de maternidade e paternidade);
4. alargamento das possibilidades de acesso ao Ensino Superior (contingentação de vagas) e concessão de Bolsas de Estudo, sem distinção de posto.

Paralelamente a este processo as Forças Armadas estão empenhadas na sua modernização e reequipamento para que os jovens portugueses, rapazes ou raparigas, possam encarar a carreira castrense como uma verdadeira alternativa de futuro!

Devemos, por isso, louvar estas iniciativas do Senhor Ministro de Estado e da Defesa Nacional no sentido de cumprir o objectivo (e imperativo) constitucional de profissionalização das Forças Armadas sem colocar em causa o dever de Defesa da Pátria e as necessidades das Forças Armadas em termos de recursos humanos!