22 março 2004

O Dr. Soares e o processo negocial para resolução de conflitos

Na semana que passou o país foi mimado com mais um comentário brilhante do Dr. Mário Soares, ilustríssimo ex Primeiro Ministro, ex Presidente da República e actual Eurodeputado socialista. No actual estado de coisas já estamos habituados a que dali não venham, propriamente, ideias brilhantes ou pérolas de como 'fazer política'! De todo o modo, esperamos, ainda, (talvez imbuídos do nosso espírito caridoso e tolerante de democrata-cristãos) algum decoro, lucidez e decência intelectual por parte de um homem que exerceu o mais alto cargo da Nação!
Mas não há alternativa! Não podemos continuar a ser tolerantes com o Dr. Soares porque ele perdeu, definitivamente, a noção do ridículo! Não é que o senhor se propõe negociar com a Al Qaeda de Bin Laden? Quando ouvi isto pela primeira vez pensei que fosse um excerto do «Contra Informação» ou qualquer outro programa humorístico. Mas não era! Eram declarações do eurodeputado Soares que acredita, veementemente, que a melhor forma de resolver o problema do terrorismo é 'negociar' com Osama Bin Laden!
Pois claro... como ainda ninguém se tinha lembrado disto???? Porque não fazermos uma cimeira bilateral - Estados Unidos vs Al Qaeda - em território neutro e negociar uma convenção internacional para eliminação do terrorismo? (mais ou menos nos mesmos termos das convenções para eliminação da dupla tributação sendo que também podemos ter o modelo OCDE vs modelo da ONU!) Era a solução ideal... os EUA cederiam umas quantas parcelas do seu território (de preferência torres do género do WTC) para ataques terroristas da Al Qaeda sendo que esta, por sua vez, se comprometeria a só utilizar o seu potencial destrutivo nessas zonas demarcadas e com pré-aviso de 72 horas!
Ridículo!!!
No entanto foi defendido! Ainda há quem defenda a negociação com terroristas quando todos sabemos que ao terrorismo não se cede nem se concede o benefício da dúvida! Os terroristas como Bin Laden e a AL Qaeda não querem concessões ou negociações. Querem destruir a nossa sociedade e o nosso modo de vida. Atacam para causar o maior impacto e onde menos se espera. Espalham o terror e a morte sem que com isso procurem alcançar um objectivo político, social ou económico claro e preciso! Porém o Dr. Soares acha que se pode 'conversar' com essa gente!

Não deixa de ser curioso que o mesmo homem que recusa um debate frontal, esclarecedor e democrático com o Dr. Paulo Portas seja o primeiro a querer 'debater' com Bin Laden o terrorismo.

Não é preciso dizer mais nada!!!