28 abril 2004

Bem vindos!

Se a História de Portugal fosse um daqueles filmes Hollywoodescos de amor, a História de Portugal enquanto parte de uma comunidade de países europeus seria o casamento das personagens principais, ou seja, os últimos 3 minutos.
No entanto, tanto que mudou nestes últimos 3 minutos! Apesar de continuarmos na "cauda da Europa", esta é agora uma cauda bastante mais confortável, com casa própria, telemóvel, computador e internet, auto-estradas, etc. Quando damos um "saltinho" às Rebajas aqui do lado não precisamos de BI nem de comprar Pesetas
É claro que as coisas não estão bem, mas estão bastante melhores, pelo menos no que toca ao material.
De resto, nestes últimos 18 anos Portugal ficou mais inseguro, o ensino primário e secundário manteve-se mau ou piorou e o superior, como não podia deixar de ser, seguiu-lhe as pisadas. Continuamos a ter uma ciência francamente atrasada, uma cultura com muita criatividade mas pouco investimento, etc.
Dê lá por onde der, muito temos ainda a beneficiar da Europa e tanto mais será assim, quanto melhor o soubermos aproveitar. E se o proveito com 15 países é grande, com 25 será ainda maior.
Bem vindos 10 novos!

Alcoutim