12 julho 2004

Para o Diogo

Às vezes fico espantada com as coisas que um rapaz conservador, católico e democrata cristão é capaz de dizer. E o teu último post, Diogo, deixou-me realmente espantada e merece o meu total desacordo.

Por maiores que sejam as divergências políticas (e as nossas com a Engª Maria de Lourdes Pintassilgo eram enormes) não devemos faltar ao respeito a uma senhora e muitos menos depois da sua morte.

Por isso chocaram-me as palavras que usaste, porque independentemente de tudo, se há coisa que nós no CDS nos orgulhamos é do nosso humanismo, do nosso institucionalismo e da forma como respeitamos a democracia e a liberdade. E todos estes valores não se compaginam com o tipo de comentário que te mereceu a morte da Engª Pintassilgo.

E já que este tema aqui foi trazido, devo dizer que Portugal, no espaço de uma semana perdeu duas grandes senhoras que, cada uma na sua área, contribuiram para o nosso país: Sophia de Mello Breyner e Maria de Lourdes Pintassilgo. Agora, pouco me importa se eram de esquerda ou de direita, exaltadas ou calmas! Eram mulheres de fibra, com alma e convicções. Por isso merecem o nosso respeito.