06 julho 2004

Hoje à saída de Belém, Carlos Carvalhas disse que a crise é da responsabilidade de Durão Barroso e da estrondosa derrota da direita nas últimas eleições.

Após a saída de Durão Barroso e havendo uma solução parlamentar porque demora Jorge Sampaio a tomar uma decisão? Não me parece que a culpa seja de Durão Barroso.

Como segundo argumento alega que o governo perdeu toda a legitimidade nas últimas eleições europeias.

Não ponho em causa a derrota da Coligação, mas, será que a derrota de uns implica necessariamente a vitória de outros? se não vejamos, a campanha da esquerda com o seu cartão amarelo (do PS) ou o encarnado (da CDU) apelavam ao voto contra a coligação e não o voto a favor do PS ou CDU, e foi isso que fizeram (os poucos que foram votar) votaram contra a coligação e não a favor dos outros partidos.

É por isso que eu pergunto, será os votos dos partidos de esquerda com assento parlamentar (PS, BE, PCP e Verdes) nestas eleições, que juntos somam 1993855, valem mais dos que os 2657187 das ultimas eleições legislativas.

Eu não sou matemático, mas mesmo assim atrevo-me a dizer que existe uma clara diferença entre aqueles que votaram a favor dos partidos da coligação em 2002 e aqueles que agora votaram contra, por isso é caso para dizer que mesmo a meio da legislatura o balanço é positivo.