19 novembro 2004

Referendo da Constituição Europeia

Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?

É esta a pergunta que vai a referendo no 1º trimestre de 2005. Alguém tem alguma dúvida
que mais de 60% dos portugueses não vão votar. Alguém tem alguma dúvida que os portugueses não estão nem ai…..

E parece-me que os partidos políticos não estão minimamente preocupados com o assunto.

A Comissão Política da Concelhia de Lisboa da JP, no seguimento de uma proposta de um seu dirigente (Nuno Van Uden) já solicitou, hoje mesmo, ao Presidente da Mesa do Conselho Nacional da JP, que este assunto seja discutido internamente no próximo Conselho Nacional.

Confesso que em termos pessoais, não sei qual a minha posição sobre o assunto. Filiei-me neste partido e nesta juventude política há 12 anos atrás porque era o único partido em Portugal anti-federalista.

Já fui muito mais anti-europeu do que sou hoje. O meu pensamento e a
minha visão da Europa mudou. Actualmente concordo e gosto do ideia do projecto europeu. Mas não sou nem nunca serei Federalista.

Não vou dizer aquilo que eu mesmo dizia há cerca de 6 anos atrás – sou
contra a moeda única -. É já uma realidade. Já me adaptei. Mas tenho
muitas dúvidas em relação a esta Constituição. Mas vou fazer aquilo que
todos os portugueses deveriam fazer: imprimir a referida Constituição, ler e
retirar as conclusões.