19 janeiro 2005

O nome do partido

CDS
CDS/PP
PP

Como dizer afinal????

Embora o nome oficial seja Partido Popular - CDS/PP, acho que cada um dirá como lhe apetece. Desde que não comecem a chamar CDP, PDS, PPC, CPP, DPS e demais variações da sigla, por mim tudo bem!

Quanto às diferenças ideológicas entre os que dizem CDS e os que preferem PP não sei se elas existem de facto. Penso que é uma preferência pessoal, uma atitude emocional, um hábito.

Porém se quisermos encontrar diferenças ideológicas, elas não estão decerto relacionadas com o facto de quem diz PP ser mais liberal, como já ouvi.

O 'PP' foi adicionado à sigla CDS pelo Dr. Manuel Monteiro, e com ele o nosso Partido foi tudo menos Liberal (o consulado Liberal foi com o Prof. Lucas Pires, e, à época o nome ainda era CDS!)

Igualmente não me parece razoável dizer que os conservadores dizem PP e os democratas-cristãos CDS... até deveria ser ao contrário!

Eu que estou, sem dúvida, no lado mais liberal do partido digo, e sempre disse, só CDS. Porquê? Porque não me revejo naquele que foi o discurso do PP do Dr. Monteiro e porque sendo o CDS um partido fundador da democracia, fundamental na estabilização pós 25 de Abril e em muitos outros momento, honra deve ser feita à sua história, desde logo usando o nome que lhe foi dado pelos pais fundadores.

Ultimamente, já todos notaram, que a maioria dos dirigentes diz CDS (até o site é www.cds.pt e os emails oficiais @cds.pt), não sei bem porquê. Não sei se é uma tentativa de conquista do Centro (Centro Democrático Social), a reconciliação com o passado, ou simplesmente a última 'moda', mas também não acho que isso seja um problema!

Eu, por mim, continuo a falar de CDS e como tal digo-vos:

O CDS VAI TER UM GRANDE RESULTADO NAS LEGISLATIVAS


O PP também, e o CDS-PP igualmente!