11 março 2005

Onde há fumo, há fogo!

Amanhã toma posse o novo governo côr-de-rosa encabeçado por um Ministro do Ambiente. Isso dá-me a esperança de que este vai ser um governo especialmente sensível ás áreas ligadas ao bem estar ambiental.
Por outro lado, este governo conseguiu uma das maiores maiorias no Parlamento desde 1974, do género das maiorias Cavaquistas.
Ora bem, dado que têm esta maioria tão estável e que as próximas legislativas só serão seguramente dentro de 4 anos, Têm agora que começar a tomar todas as medidas impopulares que há para tomar, para dentro de dois anos já estarem todas tomadas e poderem começar a tomar as medidas populares.
Ora, uma dessas medidas é a proibição de fumar em espaços públicos fechados. A nossa saúde pede-o urgentemente. Os restaurantes, bares, discotecas e outros do nosso país estão irrespiráveis e provocam um enorme mal a todos quantos os frequentam.
Mas isso não pode ficar em Lei, tem que passar para a prática com a criação de uma fiscalização eficaz e multas elevadas para que sejam os próprios proprietários dos estabelecimentos a combater o fumo.
Portugal, os pulmões dos portugueses e os diversos IPOs agradecem celeridade e máxima urgência nesta medida.