20 maio 2005

falácias e ousadias

Ao meu amigo Duarte, invejo-lhe a coragem da sempre pronta resposta. Ainda bem que existe alguém que dê continuidade a este debate.

Gostava mesmo assim de dizer, que Graças e Deus que o projecto do Aeroporto Int. da Ota não está nas tuas mãos nem é para tal necessário convencer-te. Bem pelo contrário, para meu agrado e bem da região de Lisboa e Santarém, já está em andamento.

Escrever um post intitulado Ota´ario (ainda que devidamente justificado) só fica mal, como não é por certo a melhor forma de convencer os nossos leitores da seriedade do nosso debate. Não achas?

Quanto ao projecto para a Ota tenho a esclarecer umas coisas.
Perguntemos aos de outra geração, quanto tempo levava ainda á 50 anos atrás, fazer de carro Lisboa ao Porto? A resposta é: uma eternidade! Metia farnel e umas paragens forçadas pelo meio com náuseas constantes dos mais miúdos e uns passeios pelas moitas com a incontinência dos velhotes. Hoje, não só se poupam todas estas cenas pitorescas para fazer este percurso, como se leva pouco mais de 2h30 (segundo o Software usado pelo Duarte)ou ainda menos, dependendo das mãos que agarram o volante. Isto para dizer que, o que são 56 kms, servidos por toda uma boa rede de meios de transportes e novos acessos e vias de comunicação que ligarão Lisboa ao Aeroporto I.de Lisboa na Ota? Quer sejam feitos pela A1 (ainda para mais com este troço reforçado), quer pelos novos serviços ferroviários ou rodoviários expresso a distância será sempre dizímada pela evolução e progresso tecnológicos. Existe sempre a alternativa do Táxi para os mais comodistas ou apressados.

Claro que todos os projectos têm um preço a pagar, mas este é muito baixo comparado com os benifícios do desenvolvimento e descentralização a pagar pelos utilizadores.

Devo ainda lembrar, que basta dar uma olhada pelos Aeroportos do Mundo (coisa que já me dei ao trabalho de fazer), para facilmente se constatar realmente a que distância se encontram estes aeroportos dos aglomerados urbanos que servem. Basta-me aqui dar o exemplo de qualquer um dos dois aeroportos quer servem a grande metrópole de Milão (Malpensa e Linate), no norte de Italia, um a 45 kms outro a quase 80 km. para rápido perceber que o factor distância não é assim tão crucial ao desenvolvimento e qualidade de vida duma cidade.

Quanto à construção do 2º aeroporto que se pensa para Lisboa (de dimensõres pequenas, destinado a companhias de baixo custo),para mais tarde deixo a minha opinião mais solidificada e pormonorizada, embora deva dizer que apesar de não ser o timing certo, sou apoiante duma boa decisão neste sentido. Acrescento que não fará sentido algum polizar, e bem cmo diz o Duarte no seu últmo post, dois aeroportos na mesma direcção geográfica (neste caso a norte da cidade).É verdade, temos a partir de hoje uma nova candidatura oficial (a da base aérea de Alverca), que se vem juntar ás já existentes.

Devo confessar, que sou apologista e defensor intrasigente da utilização dos transportes públicos. Isto, se houver oferta, porque procura existe sempre como é visível.

Ainda em jeito de resposta, é com muito orgulho que me digo nascido e vivido quase todos os meus anos em Lisboa, tenho ligitimidade para me referir a

Um dia, a História dirá quem tem razão. Espero nesse dia ver-te pela 2ª circular sonhando ver passar os aviões, e poder-me rir um bocadinho.


Ao meu amigo Francisco, faço minhas as suas palavras.
Quem quizer fazer que faça, quem não quizer que não faça (falo de trabalho). Por algum motivo os congressos existem.