22 setembro 2005

Aviso Acidental

Último aviso para as "Noites" (porque é hoje às 20h30)



“Noites à Direita” tem o prazer de o/a convidar para participar no debate “A Direita e a Cultura”, pelas 20h30 de hoje, no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa.

António Mega Ferreira é, desta vez, o Agente Provocador de uma conversa sem sentido único mas virada à direita.

O Director do Canal 2: Manuel Falcão vai tentar moderar as vozes de Pedro Mexia, Rui Ramos e de todos os outros convidados, incluindo a sua.
Contamos consigo.

(Se quiser ser contactado para futuras iniciativas das “Noites à Direita” por favor envie o seu contacto para o endereço direita.liberal@portugalmail.pt ou deixe o seu comentário em http://www.direitaliberal.blogspot.com/)

20 setembro 2005

Para rir.

Empolgado com a re-candidatura à Presidência da República por parte do Dr. Mário Soares, Eusébio acaba de anunciar o Regresso à Selecção Nacional.

17 setembro 2005

Motivação!

Depois de um debate vergonhoso na SIC Notícias, entre os dois “principais” candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, mais alento temos ainda para apoiar a Dr.a Maria José Nogueira Pinto.

Quem continuar a votar nos mesmos depois do que se passou naquele debate, não tem direito de se queixar do sistema, dos políticos, e das políticas.

Vem connosco, não percas de vista o diário de campanha!

16 setembro 2005

Democracia Crista

Ontem estive a conversar com uma Americana que estava francamente desapontada com a politica no seu pais. Eu, que como e do conhecimento geral, nao morro de amor pelos EUA, apressei-me a concordar com ela. Passamos umas boas duas horas a falar de diversos temas politicos e ela ja estava sem saber se me havia de colocar na Direita ou na Esqerda.
Por um lado, em materias de aborto, eutanasia, casamentos ou adopcoes homosexuais, estaria situado, nos EUA, na esfera do Partido Republicano,
Por outro lado em materias como o absurdo ataque Americano ao Iraque ou a pena de morte, estaria situado na esfera do Partido democratico.
Ja no que respeita a outros temas, como o direito a educacao e saude para todos, regulamentacao do economia e supervisao dos mercados de capitais e bolsista, encontro-me fora do debate politico nos EUA, considerado que seria um perigoso esquerdista!!! EU! Um perigoso esquerdista!
Ela quis saber mais sobre tudo isso e eu espliquei-lhe mais sobre a Democracia Crista, os documentos da Igreja como sejam a "De Rerum Novarum" e o contexto no qual a Igreja comecou a ter uma maior intervencao politica, formando um pensamento afastado do Liberalismo oitocentista que defendia o "laisser faire, laissez passer" e do Socialismo materialista e seu revisionismo historico.
De facto a Europa tem muito a ganhar com a visao necessariamente Cristocentrica que a Igreja tem para mostrar da Sociedade e sobre os problemas que esta atravessa.
Infelizmente, tive que concluir dizendo que neste momento o unico Partido Democrata Cristao em Portugal se encontrava em quarto lugar no Parlamento, depois de um Partido Leninista-Estalinista e nao muito afastado de um outro Partido Trotsquista-Maoista. E uma vergonha ter um Parlamento assim!

10 setembro 2005

Diário de campanha

Está de volta o blog de campanha onde procuraremos, diariamente, informar sobre os eventos a realizar na nossa cidade de Lisboa. Sempre em boas mãos.

09 setembro 2005

Presidenciais.

Os profetas da desgraça de bancada, continuam a preferir falar com jornalistas, do que com os militantes do partido, aproveitando a condição de «fontes anónimas», tal como se pode ler na edição de hoje do “Diário de Notícias”. O tema escolhido para criticar hoje é a estratégia do CDS/PP para as próximas eleições presidenciais.
Em primeiro lugar é preciso dizer que a estratégia seguida foi a aprovada em moção, embora alguns pensem que o que as moções dizem serve apenas para ganhar congressos e é para ser ignorado a seguir, felizmente esta direcção assim não pensa.
Depois é preciso também lembrar as «fontes anónimas» que as eleições presidenciais são apartidárias, logo tal como se espera que o Professor Cavaco Silva avance, estou certo que se algum militante, ou pessoa próxima do CDS/PP anunciar uma candidatura a Belém, o partido reflectirá sobre um apoio a essa candidatura. Portanto se se acham tão bons, tão mais mobilizadores, porque não avançam eles próprios? Assim ficamos a conhecer as «fontes anónimas», e ficamos com uma ideia de quanto valem, em numero de votos.
Depois não me parece que o partido fique a perder em apoiar o futuro presidente da república, não me passa pela cabeça que se pode sair mal em estar com os vencedores. Seria algo que as «fontes anónimas» deveriam também explicar aos militantes, mas rapidamente, não quando quiserem aparecer como salvadores da pátria.
Se a lei eleitoral é um perigo para o CDS, a melhor forma de a evitar, é ter algum poder de influencia no PSD, e não apresentar uma candidatura contra Cavaco.

08 setembro 2005

Os profetas da desgraça.

“Ao CDS, nada é oferecido, tudo é conquistado!”

Serve esta frase, do antigo líder do CDS-PP, para ilustrar a necessidade que alguns partidos têm de ter bons guerreiros, empenhados e lutadores, porque se tudo é conquistado, alguém tem de o conquistar. Acontece que em alguns momentos, é mais fácil profetizar a desgraça, sentado no sofá à espera de poder criticar, do que tentar evitai-la.
Bem sei que para alguns é bom que aconteça a desgraça. Podem então aparecer quais salvadores da pátria prometendo o milagre da multiplicação dos votos, e uma carrada de frases feitas que sistematicamente aparecem nas moções, como defender a democraticidade interna, ainda que depois, queiram ser eleitos sem directas.
Para mim se há guerreiros de sofá à espera que a desgraça do seu general aconteça, esse problema, é da consciência de cada um, se ainda temos um general e se fala a alto e bom som, para toda a comunicação social ouvir, que se existe, e que se quer existir, isso alguém saberá se é bom. Mas tudo isso não faz do actual general, um mau general.
Pena é que há uns meses todos preferissem estar em casa, outros no parlamento, como vice-presidentes da mesa, e outros na iniciativa privada.

Pré-campanha

Questão pertinente, tratada da forma sucinta a que Luís Delgado já nos habituou. Uma visão crítica da pré-campanha feita pelos cinco candidatos à Câmara de Lisboa. Centra mais atenções nos projectos que nos candidatos que, na sua opinião, têm uma coisa em comum: a falta de uma ideia mobilizadora que leve os lisboetas às urnas no dia 9 de Outubro. Esquece-se, no entanto, do tempo que ainda falta até ao dia D, do que ainda está por dizer, por fazer e por ouvir.
Cabe aos candidatos a tarefa de contrariar esta visão pessimista e desanimada duma campanha que, segundo o jornalista, se avizinha morna e sem grandes novidades. O desafio está lançado, resta agora saber qual deles aproveitará melhor as oportunidades de cativar um eleitorado que tem muito por onde escolher. "Vamos a isso Lisboa", "Lisboa é gente", "Soluções para Lisboa", "Mudar Lisboa" ou "Lisboa com certeza em boas mãos"? Esperemos que o último destes apelos seja o preferido pelos lisboetas.

06 setembro 2005

Do outro lado dos Urais...

Duas coisas dominam os noticiarios da CCTV, a TV Publica Chinesa em Lingua Inglesa: a primeira e a celebracao dos 60 anos da derrota Japonesa na IIGG e a segunda os 40 anos da criacao da Regiao Autonoma do TBT (ha certas palavras que eu prefiro nao escrever inteiras, nao va isto ter alguma especie de scanner que detecte palavras-chave).
Claro que eles falam levemente do morticinio da semana passada em Bagdad ou mesmo do furacao na Florida, mas grande parte dos noticiarios e mesmo sobre estes dois temas desde que ha uma semana eu ca cheguei.
Quanto a derrota Japonesa, sao apresentados inumeros testemunhos de atrocidades e atentados a vida e dignidade do Ser Humano durante a longa ocupacao que os Japoneses fizeram no Norte da China. Sem duvida que serao verdade- se nos achamos o que se passou na Europa com o III Reich uma barbaridade, ficariamos chocados com coisas bem piores ainda que se passaram por estas bandas levadas a cabo pelos exercitos e cientistas Japoneses.
No entanto, uma meia verdade nunca e uma verdade completa... Em primeiro lugar a derrota Japonesa e atribuida ao exercito Chines, quando todos sabemos que a rendicao incondicional se deveu as bombas americanas (sim, o Pais do Tio Sam foi o unico ate hoje que ousou usar bombas nucleares de destruicao macica e logo contra duas das mais importantes cidades Japoneses, matando em dois golpes milhoes de pessoas); em segundo lugar nunca nada e referido sobre o que tera acontecido depois da retirada das tropas Japonesas aos milhares de colonos japoneses que nos quase 20 anos de ocupacao se instalaram na regiao. Ao que parece nao foram tratados nas palminhas...
Quanto ao segundo tema, eles apresentam extensas reportagens sobre tudo o que foi construido nestes 40 anos, desde grandes e modernas cidades ate caminhos de ferro e modernos aeroportos. Mais uma vez, a historia completa fica por contar. Sera que os tbts queriam tudo isso quando foram invadidos? Nao sera que queriam continuar a viver uma vida pautada pela sua religiao sob a direccao do DL? E sera que foram os tbts ou os colonos chineses quem quis as enormes cidades, cheias de confusao e tao afastadas do ideal da proximidade da natureza inspirado pelo Bdsm?
Uma meia verdade, a mim, soa-me como a mentira, mesmo quando os factos que relata sao verdadeiros.