08 setembro 2005

Os profetas da desgraça.

“Ao CDS, nada é oferecido, tudo é conquistado!”

Serve esta frase, do antigo líder do CDS-PP, para ilustrar a necessidade que alguns partidos têm de ter bons guerreiros, empenhados e lutadores, porque se tudo é conquistado, alguém tem de o conquistar. Acontece que em alguns momentos, é mais fácil profetizar a desgraça, sentado no sofá à espera de poder criticar, do que tentar evitai-la.
Bem sei que para alguns é bom que aconteça a desgraça. Podem então aparecer quais salvadores da pátria prometendo o milagre da multiplicação dos votos, e uma carrada de frases feitas que sistematicamente aparecem nas moções, como defender a democraticidade interna, ainda que depois, queiram ser eleitos sem directas.
Para mim se há guerreiros de sofá à espera que a desgraça do seu general aconteça, esse problema, é da consciência de cada um, se ainda temos um general e se fala a alto e bom som, para toda a comunicação social ouvir, que se existe, e que se quer existir, isso alguém saberá se é bom. Mas tudo isso não faz do actual general, um mau general.
Pena é que há uns meses todos preferissem estar em casa, outros no parlamento, como vice-presidentes da mesa, e outros na iniciativa privada.