16 setembro 2005

Democracia Crista

Ontem estive a conversar com uma Americana que estava francamente desapontada com a politica no seu pais. Eu, que como e do conhecimento geral, nao morro de amor pelos EUA, apressei-me a concordar com ela. Passamos umas boas duas horas a falar de diversos temas politicos e ela ja estava sem saber se me havia de colocar na Direita ou na Esqerda.
Por um lado, em materias de aborto, eutanasia, casamentos ou adopcoes homosexuais, estaria situado, nos EUA, na esfera do Partido Republicano,
Por outro lado em materias como o absurdo ataque Americano ao Iraque ou a pena de morte, estaria situado na esfera do Partido democratico.
Ja no que respeita a outros temas, como o direito a educacao e saude para todos, regulamentacao do economia e supervisao dos mercados de capitais e bolsista, encontro-me fora do debate politico nos EUA, considerado que seria um perigoso esquerdista!!! EU! Um perigoso esquerdista!
Ela quis saber mais sobre tudo isso e eu espliquei-lhe mais sobre a Democracia Crista, os documentos da Igreja como sejam a "De Rerum Novarum" e o contexto no qual a Igreja comecou a ter uma maior intervencao politica, formando um pensamento afastado do Liberalismo oitocentista que defendia o "laisser faire, laissez passer" e do Socialismo materialista e seu revisionismo historico.
De facto a Europa tem muito a ganhar com a visao necessariamente Cristocentrica que a Igreja tem para mostrar da Sociedade e sobre os problemas que esta atravessa.
Infelizmente, tive que concluir dizendo que neste momento o unico Partido Democrata Cristao em Portugal se encontrava em quarto lugar no Parlamento, depois de um Partido Leninista-Estalinista e nao muito afastado de um outro Partido Trotsquista-Maoista. E uma vergonha ter um Parlamento assim!