06 setembro 2005

Do outro lado dos Urais...

Duas coisas dominam os noticiarios da CCTV, a TV Publica Chinesa em Lingua Inglesa: a primeira e a celebracao dos 60 anos da derrota Japonesa na IIGG e a segunda os 40 anos da criacao da Regiao Autonoma do TBT (ha certas palavras que eu prefiro nao escrever inteiras, nao va isto ter alguma especie de scanner que detecte palavras-chave).
Claro que eles falam levemente do morticinio da semana passada em Bagdad ou mesmo do furacao na Florida, mas grande parte dos noticiarios e mesmo sobre estes dois temas desde que ha uma semana eu ca cheguei.
Quanto a derrota Japonesa, sao apresentados inumeros testemunhos de atrocidades e atentados a vida e dignidade do Ser Humano durante a longa ocupacao que os Japoneses fizeram no Norte da China. Sem duvida que serao verdade- se nos achamos o que se passou na Europa com o III Reich uma barbaridade, ficariamos chocados com coisas bem piores ainda que se passaram por estas bandas levadas a cabo pelos exercitos e cientistas Japoneses.
No entanto, uma meia verdade nunca e uma verdade completa... Em primeiro lugar a derrota Japonesa e atribuida ao exercito Chines, quando todos sabemos que a rendicao incondicional se deveu as bombas americanas (sim, o Pais do Tio Sam foi o unico ate hoje que ousou usar bombas nucleares de destruicao macica e logo contra duas das mais importantes cidades Japoneses, matando em dois golpes milhoes de pessoas); em segundo lugar nunca nada e referido sobre o que tera acontecido depois da retirada das tropas Japonesas aos milhares de colonos japoneses que nos quase 20 anos de ocupacao se instalaram na regiao. Ao que parece nao foram tratados nas palminhas...
Quanto ao segundo tema, eles apresentam extensas reportagens sobre tudo o que foi construido nestes 40 anos, desde grandes e modernas cidades ate caminhos de ferro e modernos aeroportos. Mais uma vez, a historia completa fica por contar. Sera que os tbts queriam tudo isso quando foram invadidos? Nao sera que queriam continuar a viver uma vida pautada pela sua religiao sob a direccao do DL? E sera que foram os tbts ou os colonos chineses quem quis as enormes cidades, cheias de confusao e tao afastadas do ideal da proximidade da natureza inspirado pelo Bdsm?
Uma meia verdade, a mim, soa-me como a mentira, mesmo quando os factos que relata sao verdadeiros.