16 novembro 2005

Onde estão os 150.000 empregos, eng. Sócrates?

A taxa de desemprego em Portugal aumentou para 7,7% no terceiro trimestre deste ano, o valor mais elevado desde há pelo menos sete anos e que representa um agravamento face aos três meses anteriores e ao período homólogo de 2004, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

A taxa de desemprego em Portugal, no terceiro trimestre, sofreu um agravamento de 0,5 pontos percentuais face ao verificado no segundo trimestre (taxa de 7,2%) e de 0,9 pontos percentuais contra o terceiro trimestre de 2004 (taxa de 7,2%).
Segundo os registos disponibilizados pelo INE, o valor da taxa de desemprego no terceiro trimestre é o mais elevado desde pelo menos o terceiro trimestre de 1998. No segundo trimestre deste ano a taxa de desemprego tinha-se situado nos 7,5%.

O aumento do desemprego em Portugal está relacionado com o abrandamento da economia nacional. Ainda ontem o Banco de Portugal cortou a sua previsão para o crescimento da economia nacional este ano, de 0,5 para 0,3%.
Na proposta do Orçamento do Estado para 2006, o Governo prevê um aumento da taxa de desemprego para 7,7%, uma meta que foi assim já atingida no terceiro trimestre de 2006.
O INE destaca também que o aumento trimestral do número de desempregados ocorreu essencialmente no grupo dos indivíduos desempregados à procura de primeiro emprego.

Onde estão os 150.000 novos postos de trabalho, prometidos na campanha eleitoral por Sócrates?

Terão todos eles ido para a Caixa Geral de Depósitos?!