12 maio 2004

A Conferência foi um Sucesso!

Realizou-se ontem a primeira conferência do nosso ciclo europeu e podemos dizer, com segurança, que foi um sucesso!
Ao Dr. José Ribeiro e Castro, mais uma vez agradeço a disponibilidade para nos falar e o brilhantismo com que o fez! Tenho a certeza que saímos todos daquela sala esclarecidos sobre a necessidade de se falar da Europa, de se discutir a Europa e de termos ideias claras sobre a Europa! Percebemos o porquê de não sermos Euro-cépticos e também porque queremos uma Europa que dê passos pequenos mas seguros! Porque acreditamos no ideal Europeu dos pais deste projecto e porque queremos uma Europa que se aprofunde, mas que seja, sempre, uma Europa de Nações que sabem que só unidas, num projecto comum, podem assegurar a paz, o desenvolvimento e cooperação! A União Europeia deve ser construída com os Estados e com os Povos, não contra eles ou sobre eles!
Para além da exposição feita pelo Dr. Ribeiro e Castro sobre a evolução do ‘pensamento europeu’ do CDS tivemos depois um período de debate, em que contei 12 perguntas, todas muito interessantes e reveladoras que, da nossa parte, o ‘trabalho de casa’ tinha sido feito e tínhamos verdadeiras questões, curiosidades ou dúvidas a colocar ao nosso orador! Neste período falámos de temas tão diversos como o alargamento, o tratado constitucional, o papel de um Euro-Deputado, o porquê de nos mantermos no grupo UEN, o fim da presidência rotativa, o pacto de estabilidade e crescimento, a possível adesão da Turquia e as relações da Europa com os Estados Unidos!
Ficou assim mais que provado que os jovens populares se interessam pelos temas Europeus e que, por isso mesmo, a nossa aposta num ‘Ciclo Europeu’ foi a mais acertada!
Estamos já a preparar a segunda conferência, sobre os Desafios da União Europeia, nomeadamente o Alargamento, o Tratado Constitucional e o as Relações Euro-Atlânticas, com um orador surpresa!!!! Sabemos que, mais uma vez, teremos sala cheia!