08 maio 2004

Prioridades...

Prioridades...
Bem, estou-me finalmente a passar com tudo o que tem acontecido neste blog! E, mais do que um blog, têm sido cartas públicas dos nossos membros, cartas longas que não cativam nada o nosso leitor típico (se é que existe!). E com o medo de cair no mesmo erro vou tentar apelar ao poder de síntese (tão importante em política) que há dentro de mim...

E, antes de tudo, gostava de dar os Parabéns à nova Europa e dizer que olho para ela e fico feliz.
Fico feliz pelo meu país, por não ser mínimo (Diogo), por ser um todo (Miguel), por ser uma pérola na Europa (Francisco).
Não é mínimo... mínima é Malta, quase do tamanho da Madeira, mas deve ser visto como um todo e a Regionalização só fará sentido se for para diferenciar Portugal e o Algarve (porque isto sempre foi o Reino de Portugal e dos Algarves e não o Reino de Lisboa e o Resto). E a Regionalização como é apresentada pelo nosso amigo Miguel Valentim é solução para tudo, é ela que vai fazer as pensões subirem e promover uma migração para o interior... o problema é que isto não é verdade, a Regionalização é perigosa enquanto faca que pode cortar o país que tanto trabalho deu a montar pelos nossos antepassados. E a mudança é boa, mas sem destruir as bases, é boa como motor mas nunca como carro inteiro.
E o Miguel também tem de ter cuidado com os sonhos... ninguém sonhou com o telefone ou com a electricidade, isso são frutos do trabalho da investigação ou acidentes (perguntem ao Franklin!). E não foi ALGUÉM que disse "O Homem sonha e a obra nasce", foi o Tio Fernando, que é daqueles que me faz feliz por ser Português, que ESCREVEU e antes de tudo "Deus quer"... e, já agora, Gedeão não cantou nada... também escreveu!
E para o Francisco, o eurocéptico de plantão, a Europa há-de cair, os EUA hão de cair, todos os Impérios caíram, o Assírio, o Persa, o Grego e até o Romano, portanto é natural que a Europa como é hoje não dure sempre mas, enquanto a temos, devemos lutar por ela. E há tantas discussões boas que se pode ter sobre ela... talvez em posts mais curtos para isto parecer um blog (e eu já me vou alongando)!

Em conclusão, Portugal nunca foi separado nem deve ser... não somos Espanha que é uma mistura de Reinos... somos o melhor rectângulo da Península, não uma série de triângulos e losangos encaixados!
Mas dividir nem é prioridade, temos outros assuntos que podem ser muito mais decisivos para o nosso país, e aí o Francisco tem razão quando lembra que perder tempo com isto não vale a pena (é disparate dizer que não responder não é democrático, esse é dos direitos que faz parte da Democracia, não é?)
E pudemos, e devemos, aproveitar estes tempos para levar Portugal mais longe, Portugal pode ser muito mais... eu ainda acredito no Quinto Império.

P.S. E se eu não tivesse poder de síntese? ;)