14 setembro 2004

A comunicação do Ministro das Finanças

Ouvi ontem à noite a comunicação ao País do Ministro das Finanças com bastante agrado. Mais uma vez Bagão Felix mostrou porque razão é dos melhores ministros deste Governo (apenas tem um defeito.......é do Benfica).

Pela primeira vez em muitos anos vi um político a dirigir-se à Nação e a falar aos portugueses sobre economia de uma forma simples, directa e sem aqueles "palavrões" como seja o PIB, o PNB, a balança de transacções corrente etc, que nada dizem à maioria das pessoas, apenas servem para confundir.

Foi uma comunicação simples e curta. Em resumo, Portugal está a passar por um período difícil em termos financeiros, que só poderá ser superado com a contenção da despesa pública, o aumento da produtividade e o empenho de todos os portugueses neste desígnio nacional que é o reequilibro das contas públicas.

Bagão Félix marca aqui a diferença em relação à anterior Ministra Manuela Ferreira Leite. Apesar dos objectivos de ambos serem os mesmos, Bagão Félix conseguiu transmitir as dificuldades e a maneiras de as ultrapassar aos portugueses com a sua linguagem directa e familiar. Manuela Ferreira Leite jamais o conseguiria fazer.

Há 3 anos que os portugueses estão a apertar o cinto. Há 2 anos que a administração pública não é aumentada, tendo vindo a perder poder de compra em virtude da desvalorização da moeda resultante da inflação. O Governo através da comunicação de ontem, pediu aos portugueses mais um ano de contenção. Eu compreendo e apoio a condução das políticas económicas desenvolvidas por estes dois governos do CDS/PP e do PSD, mas há uma coisa que não aceito. É que o Governo peça contenção aos portugueses, mas ande por ai a renovar toda a frota automóvel dos ministérios. Pelo menos, esta notícia veio a público, nunca tendo sido desmentida por nenhum membro do Governo. Um Governo sério e honrado, pode pedir sacrifícios aos portugueses, mas depois, tem que ser o primeiro a dar o exemplo.

Ninguém compreenderia que a administração pública estivesse dois anos sem ser aumentada, mas todos os ministérios tivessem viaturas novas. É uma questão de princípio. No meio desta história o que nos valeu, foi a força, a convicção e os princípios do Ministro Bagão Félix.

Vamos todos fazer sacrifícios em nome do futuro dos nossos filhos. Os sacrifícios de hoje, darão frutos amanhã.

PP: a produtividade tem sido apontada por todos os membros do Governo como a única forma de superarmos as actuais dificuldades da economia portuguesa. Estou a preparar um breve reflexão sobre o tema.