16 setembro 2004

PEC vai ser modificado
A Comissão Europeia deu esta semana o primeiro passo e apresentou uma proposta de alteração do PEC, depois de vários ministros das finanças dos 25 terem acusado o PEC de “mal engendrado” “irrealista” e “apenas aplicável em épocas gordas”. Agora, a palavra de ordem parece ser a flexibilização. A Comissão pretende tornar menos rígidos os critério do PEC.

Na minha opinião, já era tempo da Comissão anunciar mudanças nos critérios do Pacto de Estabilidade, de forma a torná-lo mais realista em momentos de recessão económica, como aquela que vivemos actualmente. Mas para Portugal a folga agora proposta pela Comissão deve ser esquecida. O cumprimento dos critério do PEC, tal como estão definidos desde a sua origem, são para Portugal uma medida de rigor financeiro, da qual as políticas económicas não deverão fazer nenhuma inflexão, sob pena do único prejudicado ser o próprio país.

Em toda esta questão não posso deixar de fazer um reparo: a Comissão nunca questionou o Pacto de Estabilidade e Crescimento enquanto Portugal foi o único incumpridor. Mas quando, a França e a Alemanha não conseguiram cumprir os limites previstos no PEC o caso já mudou de figura. Porque será? Será mera coincidência.

PP: não posso deixar de desejar boa sorte aos 5 clubes portugueses (especialmente ao Sporting) que dentro de momentos vão jogar as competições europeias.