29 dezembro 2004

Balanço de 2004 por BSC

Agarrando no Balanço feito pelo Carlos (aqui em baixo!), eis as minhas considerações sobre o ano que agora termina. Em muita coisa concordo com ele, noutras nem por isso... como é mote deste Blog «todos de direita mas nem todos de acordo!»


Político nacional do anoPaulo Portas, por todas as razões mas sobretudo pelo excelente trabalho que deixou feito no Ministério da Defesa Nacional, pelas reformas que, em três meses, lançou relativamente aos Assuntos do Mar e, particularmente, pelo sentido de Estado demonstrado na gestão da crise provocada pela Dissolução da Assembleia.

Político internacional do ano – George W. Bush por ter vencido as eleições, ao contrário do que auguravam todos os analistas, por ter seguido em frente com o combate ao Terrorismo, por assumir sem complexos que entende que os EUA têm um papel fundamental no mundo de hoje como garantes dos direitos, da democracia e da paz.

O pior politico nacional do ano – Ferro Rodrigues pelo seu envolvimento no Caso Casa Pia, pela maneira como lidou com isso, pelas cabalas, pela vitimização constante ex aequo com Ana Gomes pelas palavras suicidas pronunciadas no dia 9 de Julho após ser conhecida a decisão Presidencial sobre a não dissolução da Assembleia.

Acontecimento nacional do ano – Euro 2004, sem dúvida foi o grande momento de Portugal! Pelas vitórias no relvado e, sobretudo, pelas vitórias fora dele! Nunca tantas bandeiras se viram nem nunca tanto se cantou o hino! Foi, sem dúvida, um bálsamo para a nossa auto-estima!

Acontecimento internacional do ano – Atentados de Madrid porque, pela primeira vez, o terror foi usado para influenciar o voto. Para além das vitimas que todos lamentamos, e que são o principal nestas tragédias, o dia 11 de Março ficará para sempre na história como o dia em que os Terroristas atacaram a democracia com as suas próprias armas - o voto de protesto de milhares de pessoas em choque.

Personagem publica nacional do ano – José Manuel Durão Barroso não apenas pelos bons motivos - ter sido um excelente Primeiro-Ministro e ter sido nomeado para Presidente da Comissão Europeia - mas também por ser, em última análise, o responsável pela crise que neste momento atravessamos, ex aequo com o José Castelo Branco que, contra todas as expectativas, se tornou um fenómeno de popularidade entre as velhinhas, as crianças, os homens, as mulheres, e a 'bicharada'. Dizer 'sua bicha' nunca voltará a ser o mesmo depois da passagem do 'Zé' pela Quinta das Celebridades!

Personagem pública internacional do ano – mais uma vez aqui realço George W. Bush, pelas razões já mencionadas, e provavelmente por manifesta falta de imaginação!

Artista do ano – Robbie Williams, é uma escolha subjectiva, eu sei, mas é a minha escolha! Lançou um novo disco e os seus Greatest Hits, andou em digressão e continuou a alimentar polémicas em torno da sua vida e personalidade excêntrica. É um artista completo a quem, ao que parece, só falta uma namorada (e por isso procurou resolver a questão lançando apelo a que candidatas ao lugar se apresentassem!)

O momento nacional marcante do ano – 9 de Julho, dia em que o Presidente da República, resistindo aos apelos da sua família política, decidiu pela estabilidade. Pergunto-me hoje se não terá sido, então, o seu grande golpe de teatro encenado naquela noite!