21 fevereiro 2005

O país do PREC

Infelizmente ontem não fiz o que tinha dito que ia fazer, ou seja, não me fui deitar às 20.00 etc. Fiquei curioso para saber se era eu ou o Carlos quem tinha razão. Lá no fundo esperava mesmo que fosse o Carlos (óbvio!), mas racionalmente temia que fosse eu.
Quando soube dos resultados (e na sondagem da RTP/UCP pareciam ainda piores do que foram) decidi ir lá à sede de campanha para partilhar dores e tristezas.
Por essa altura já calculava que o Dr. Paulo Portas se demitisse. É que o Dr. Paulo Portas é uma pessoa honrada e, como diz o povo "quem não sente, não é filho de boa gente".
Durante os últimos 7 anos o Dr. Paulo Portas fez o melhor pelo Partido. Demonstrou qualidades excepcionais na vida partidária, como parlamentar e, por último, no governo.
Da Direita à Esquerda, acho que toda a gente com um mínimo de lucidez concordará que foi o melhor ministro da Defesa em Democracia. Conseguiu devolver a dignidade às FAs, reequipá-las com aparelhos modernos ao nível dos restantes países da OTAN, realizar a transição anunciada para umas FAs sem SMO, privilegiar as oficinas de armamento nacionais e tudo isto acompanhado de medidas financeiras que permitiram gastar muito menos do que seria previsível.
Nada disto foi reconhecido pelo eleitorado... É triste, muito triste mesmo, que os portugueses não saibam reconhecer qualidade onde ela existe.
E o Dr. Paulo Portas acabou mesmo por se demitir da Presidência do PP.
Quanto àquele Sr. de Belém- por quem eu já não nutria grandes amores- e àquele professor de Economia que queriam afastar os maus políticos... Se fosse mesmo isso que eles queriam, ter-lhes-ia saído o tiro pela culatra, porque o político mais competente da actualidade demitiu-se da Presidência do partido mais competente da actualidade.
É claro que nós sabemos bem que não era os incompetentes que eles queriam afastar, mas sim aqueles que lhes podiam fazer frente, por isso o tiro revelou-se certeiro.
É bom saber que o país poderá continuar a contar com o Dr. Paulo Portas no Parlamento, apesar de tudo. Sim, apesar de tudo... É que o Dr. Paulo Portas é que tem muito boa vontade e bom feitio, porque se fosse eu mandava este país de gente que gosta da mediocridade às urtigas e emigrava.
Aliás, aquela hipótese do Brasil (ou Dinamarca, ou Austrália, não é Francisco?) tornou-se mais forte- quero mesmo é acabar o estágio para bazar daqui para fora- não quero ficar no país do PREC.