11 maio 2005

Turquia, porque sim?

O Presidente da República disse que Portugal apoiava as negociações da União Europeia com a Turquia para a adesão.

Pessoalmente não me pareceu correcto. Não me pareceu correcto porque considero que aqui, como sempre em Portugal, matérias europeias não se discutem, e nem sequer conheço a posição do Governo Português sobre o assunto, e não me parece correcto também, pela questão de fundo e mais importante, ou seja, estou contra a entrada da Turquia para a União.

Penso que a união europeia, não pode alimentar o sonho de que vai mudar o mundo, a verdade é que se os países querem aderir, então devem evoluir no sentido daqueles que são os valores de uma Europa civilizada. Um país que não respeita os direitos humanos, não partilha e faz tudo para não partilhar os valores da democracia ocidental, não deve, sob meu ponto de vista, fazer parte desta comunidade.
Tiago Antão