12 outubro 2005

Presidenciais

Os dois candidatos da area Socialista que se alinham para suceder a Sampaio em Belem sao Manuel Alegre e Mario Soares.
O primeiro tem uma figura muito pouco simpatica e carismatica e pelas suas ideias so conseguira angariar apoios junto da ala mais esquerdista dentro do PS. O segundo e uma figura bastante carismatica apesar dos seus oitentas, mas dificilmente conseguira aguentar uma campanha eleitoral toda no seu melhor.
Pois eu nao gosto absolutamente nada nem de um nem do outro!
A Direita nenhum candidato se perfila. O Professor Cavaco guarda os seus tabus e todos os outros baroes do PSD nao tugem nem mugem enquanto este nao se clarificar.
Vamos entao imaginar dois cenarios:
1. O Professor Cavaco candidata-se. Por alma de quem e que o CDS/PP o deveria apoiar? Alguem acha que ele seria um bom Presidente? Alguem acredita que ele tem a cultura e a educacao necessarias para desempenhar tal cargo? Alguem acha que o pensamento do Professor Cavaco tem alguma coisa a ver com o do CDS?
2. O Professor Cavaco nao se candidata. Sera que alguem do CDS/PP quereria votar no Dr. Santana, no Professor Marcelo ou ate no valeroso lider Dr. Marques Mendes? Alguem seriamente se identifica com estes personagens? Alguem acha que eles seriam bons Chefes de Estado?
Bem, dado que eu considero que nem a primeira nem a segunda situacao seriam boas para o Pais ou para o CDS/PP, acho que temos mesmo que lancar uma candidatura na area da Direita: seja alguem ligado ao CDS/PP seja um independente.
Ja escrevi antes que a minha escolha recairia sobre a Dra. Maria Jose Nogueira Pinto, mas dado que esta acabou de sair de umas eleicoes autarquicas, parece-me que nao quereria lancar-se agora numas Presidenciais.
Mas ha outras figuras na Direita que, julgo eu, muito agradariam ao eleitorado do CDS/PP.
Uma delas e o Dr. Paulo Portas. Apesar de ter tido um mau resultado eleitoral nas legislativas de ha seis meses, julgo que o ex-Presidente do CDS, agora com cerca de 43 anos, tem a envergadura necessaria a um Chefe de Estado e suficiente experiencia politica, nomeadamente como Ministro da Defesa dos governos do Dr. Durao Barroso e do Dr. Santana Lopes. Tem ainda dotes oratorios e mediaticos que poderiam conseguir-lhe um bom resultado. Quem sabe ate, o melhor resultado...
Outra e o lider do Partido, Dr. Ribeiro e Castro, que tem mostrado ter uma boa presenca em campanha, saber comunicar bem e ser, passados seis meses sobre a sua eleicao, uma referencia na Direita Portuguesa. Tem tambem uma boa solida experiencia politica no Parlamento Europeu que muito util lhe seria.
Como independente apoiado pelo CDS/PP nao me desgostaria de todo ver o Dr. Nuno Rogeiro, cuja erudicao em materias como a politica internacional e a defesa sao por todos demais conhecidas ou ate o Dr. jaime Nogueira Pinto, que apesar de ser "laranjinha" nao sera concerteza lancado pelo seu Partido...
Nao esgoto aqui o elenco de figuras da Direita que eu gostaria de ver na corrida a Belem, mas espero deixar claro que estarei em absoluto desacordo com o apoio a qualquer dos Presidenciaveis laranjas que os jornais tem lancado.
Nao poderia acabar este post sem dizer que nenhuma das figuras referenciadas me agrada como Chefe de Estado dado que, mesmo na Republica Popular da China, continuo tam Monarquico como sempre, mas do mal o menos... Ja que temos que eleger um Presidente, ao menos que seja um menos mau.