16 novembro 2005

INE

E o mais engraçado de tudo isto, é que o INE tinha apontado para valores mais realistas (que infelizmente acabaram por se verificar) dos que os apresentados só agora pelo Banco de Portugal e que, quando o INE os apresentou, foi severamente criticado, levando inclusivamente, a posteriori, à demissão (não sei se por motivos relacionados - mas é muita coincidência) do então presidente, João Mata.
E lanço aqui uma questão: porque tem de de ser o INE um organismo tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros?
Há sensivelmente dois anos, o então ministro Morais Sarmento, já tinha demitido o antecessor de João Mata (não me recordo dos motivos). Mas o que leva a crer é que conforme a cor do partido governante, presidentes de tais orgãos, que deveriam ser independentes às regras do funcionamento do Estado, são postos e depostos conforme as vontades dos ministros da Presidência.
É assim que esperamos que os números sejam sinceros? Que não mintam? Que haja idoneidade? Que não se trate de rivalidades entre INE's e Bancos de Portugal mas sim em apurar-se a verdade dos factos e dar-se a conhecer aos portugueses a realidade tal como ela é? É assim?...
Sinceramente!