30 abril 2004

Mais Euríces

Caro Francisco,

Acho que ninguém está neste barco da Europa a prazo, por mais 20 ou 30 anos, nem tal faria sentido, mas tal como o Nuno acho que a partir daqui bem podemos pôr um travão em mais aproximações.
Uma constituição europeia, por exemplo, parece-me uma boa ideia desde que o nome de "Constituição" seja formal e ela não se sobreponha às Constituições Nacionais.
Outro exemplo seria o do exército único parece-me uma ideia tremenda! Estão a ver o soldado Zé Tuga ter que obedecer ao oficial Fritz Deutsh? E pior ainda seria o Fritz a tentar mandar no Zé- ficava tão frustrado que tinha uma depressão. Tinham logo que pôr todos os Tugas em oficiais senão a coisa não ia funcionar bem.
Tudo isto para concluir o mesmo que o Nuno- agora estamos bem, obrigado, e o óptimo é inimigo do bom.

Foi bom ver que saímos da lista negra dos países infractores do Pacto de Estabilidade e Crescimento, mas novos desafios se colocam agora a Portugal com os 10 novos países. Eles estão a atrair mais investimentos do que nós, são mais literados, mais civilizados (não cospem nem deitam beatas para o chão, diz quem já lá foi) etc. Daí nós termos que os estudar bem- as suas economias, sociedades, funções públicas, etc..
Por isso, proponho já aqui que se faça um abaixo-assinado a exigir do governo duas semanas extra de férias e um subsídio para irmos todos os 10 milhões de tugas estudar "in loco" os 10 novos países e aprendermos com eles.

Alcoutim