01 maio 2004

Aplausos!!! Batam palmas!!! Soltem foguetes!!! Ah grande Nuno, os meus parabéns!!!

Querida Beatriz, citações do Tony Blair???!!! Poupem-me! Mas agora citamos esquerdosos? Qualquer dia estás a citar Manuel Alegre, não?! Tragam-me a Margaret Tatcher!!! Onde está ela???

Essas frases são muito bonitas mas pouco têm a ver com a realidade que hoje se está a contruir.

A Constituição Europeia estará acima da nossa Constituição, o que no mínimo é aberrante! Mais aberrante é o facto de a Comissão Europeia ter pedido um estudo, um simples estudo, para uma espécie de texto constitucional e o que aparece é uma Constituição Europeia que, sem se perceber por alma de quem, é dada como adquirida, incontornável e obrigatória. Mais uma vez mandam os directórios obscuros de Bruxelas e o Governo da Nação segue como cordeiro.

A minha grande insurreição contra este modelo europeu que se tem vindo a construir tem a haver com o facto de ele ser totalmente artificial. Estão a contruir legislativamente uma europa que nada tem a haver com a realidade nem com a verdadeira vontade das nações. Alguém pediu uma constituição? Alguém pediu uma moeda única? Alguém pediu um pacto de estabilidade? Eu não pedi de certeza. O próprio Pacto de Estabilidade é uma coisa surreal. Estabelece critérios económicos para que se possa manter a consistência da moeda única, muito bem. Mas todos sabemos que para o cumprir os governos, e não só os de Portugal, tomam medidas instrumentais. Os resultados nada têm a haver com a verdadeira situação económica dos países, é tudo manipulado para artificialmente se cumprir o dito pacto. Uma palhaçada!

Quanto a exércitos europeus ou exército único, duas respostas. Primeiro, já hoje acontece com as nossas missões no estrangeiro, seja na Bósnia, no Kosovo ou agora no Iraque com a GNR, sermos colocados sob o comando de tropas de outros países, portanto nada de novo nesse aspecto. E no que aí respeita até consta que somos bastante disciplinados e competentes. Se bem que a mim me custa a ter algum respeito por uma tropa que hoje é chefiada pelos capitães traidores e revolucionários de ontem.

Quanto à parte do financiamento desse exército, será como tudo o resto é financiado na europa; também aqui não há novidades. Porque razão acham que os alemães e os franceses têm a mania que mandam nisto tudo? Porque são eles que pagam a fatia maior. A Europa de hoje está feita à medida dos interesses da Alemanha e da França. Pudera, bem que investiram para que tal acontecesse.

Desengane-se quem acha que temos a ganhar com a entrada dos 10. O nosso financiamento vai obviamente ser reduzido, mais cedo ou mais tarde. E de facto, eles são mais civilizados, mais bem formados e têm atractivos salariais e fiscais bem mais apetecíveis que o nosso querido país. Vamos obviamente ser ultrapassados pela maioria deles. Meus amigos, até a Grécia nos está a ultrapassar. A Grécia!!! De nada vale irmos todos lá visitar os novos 10 para aprender. Tivemos a oportunidade de aprender com os que já cá estavam e não quizemos, não é agora que vamos aprender.

A Portugal resta contentar-se em ser a estância de férias da Europa - praias e golf (o que os ditos grandes da Europa delinearam para nós). E mesmo assim, o serviço é de má qualidade...

Quanto à provocação do M.M. e das novas andorinhas, oh meus amigos! O M.M. saiu e fundou um partido que não é nem de esquerda nem de direita - insípido portanto. Eu cá continuo bem definido nos meus valores e nas minhas convicções e ainda acho que é neste partido que estou bem, e já cá estou há alguns anos...

Abreijos,
Francisco d'Aguiar