29 junho 2004

Situação Politica em Portugal

Situação Politica Portuguesa

Nos últimos temos sido confrontados com a saída de Durão Barroso para a Comissão europeia, em relação a este assunto a minha posição é relativamente parecida com a do Francisco, ou seja, considero que Durão Barroso deveria cumprir o mandato de 4 anos ate ao fim.

Mas agora mais do que fazer comentários sobre a decisão é importante decidir o que fazer agora. A decisão cabe ao Presidente da Republica e penso que este deve reflectir e analisar todos os cenários possíveis. De todos os cenários, apenas dois me parecem viáveis, convidar o partido mais votado a propor o novo Primeiro Ministro ou dissolver a Assembleia e convocar eleições antecipadas.

Analisando a situação da Economia Portuguesa, num momento em que se está a iniciar a retoma, é preciso ponderar os efeitos que umas eleições teriam na economia (é por isso que Jorge Sampaio chamou a Belém Vítor Constâncio), não sendo economista atrevo-me a dizer que bons não seriam.

Por isso considero ser melhor para a estabilidade Politica e Económica do pais que o PR convide o PSD a propor um nome para PM. No entanto considero que isto deve ser feito com algumas condições, o nome proposto tem de ter o apoio do partido e principalmente o apoio dos deputados da maioria, porque caso contrario não será uma solução para o problema mas o agravar da questão.

Por isso num cenário em que o nome proposto não tenha um apoio generalizado a hipótese de eleições antecipadas não deve ser posta de lado, porque eu considero que os interesses partidários (ou pessoais) não devem prevalecer sobre o interesse nacional.